A falsidade é pecado e por isso é uma atitude reprovável aos olhos de Deus. Ele é o Deus da Verdade e exige que vivamos de maneira íntegra e sincera para com todos.
A Bíblia nos exorta a removermos qualquer vestígio de falsidade das nossas vidas.
No livro de Gênesis começa o primeiro ato de falsidade, e logo em seguida toda a humanidade é corrompida por ela. Satanás mente a Eva, usando falso testemunho contra Deus, distorcendo as Suas Palavras.
A falsidade está sempre ligada à mentira e o pai da mentira é o Diabo. Por isso, é muito importante pararmos antes de dizermos os fazermos alguma coisa falsa contra alguém.
Em Êxodo 20:16, o falso testemunho (que é a falsidade) é algo condenável por Deus em um dos 10 mandamentos. A falsidade é abominada por Ele (Provérbios 6:16-19).
Além de abandonar a mentira e a falsidade, vemos em Efésios 4:25 que devemos falar a verdade. Isto porque a falsidade destrói mas a verdade edifica. Se formos verdadeiros, teremos relacionamentos saudáveis.
Alguns cuidados a tomar com a falsidade ou com o homem falso:
- Não se associar com homens falsos Salmos 26:4.
- Afastar-se do caminho da falsidade Salmos 119:29.
- Detestar todo caminho de falsidade Salmos 119:104.
A falsidade destrói a própria pessoa, mas também corrompe o seu relacionamento com Deus e com os outros. Ela faz com que a pessoa perca a credibilidade e a confiança, podendo levá-la a ser isolada ou rejeitada.
Por isso, é muito importante ter atenção às nossas palavras e atitudes, que devem ser puras, honestas e cheias de amor em relação ao nosso próximo. A nossa principal motivação deve ser glorificar a Deus em tudo aquilo que fazemos, como podemos ver em 1 Coríntios 10:31.