Deus ama a pessoa humilde e recompensa-a (Provérbios 22:4). A humildade é uma das características do bom crente e um sinal de sabedoria (Tiago 3:13).
O que é humildade?
Humildade é ter um conceito equilibrado de si, reconhecendo que quem merece honra e glória não é você, mas Deus (Romanos 12:3). A pessoa humilde não é orgulhosa nem vaidosa, mas isso não significa que não se ama. Ela reconhece os seus pontos fortes e agradece a Deus por eles, e reconhece os seus pontos fracos e pede ajuda a Deus para melhorá-los. Ela se submete a Deus, porque Ele sabe o que é melhor.
Outra caraterística de quem é humilde é o fato de não ser egoísta. Humildade é pensar nos outros antes de nós e não acharmos que somos melhores que os outros (Filipenses 2:3).
Jesus foi humilde
Jesus provou ser humilde quando deixou a sua glória no Céu para se tornar num homem de família pobre, nascido em um estábulo. Ele não se achou demasiado superior para fazer isso por nós e submeteu-se à vontade de Deus durante toda a sua vida, mesmo quando isso significou morrer de forma humilhante e dolorosa. Ele sabia que era preciso isso acontecer e estava disposto a sacrificar o seu bem-estar pelo bem de todos nós. Deus recompensou sua humildade, exaltando-o acima de todos (Filipenses 2:5-9).
Jesus também ensinou os seus discípulos a serem humildes, quando lavou os seus pés e ordenou que fizessem o mesmo uns pelos outros (João 13:13-16). O bom líder é humilde, ama os outros e serve a todos. Não faz isso para ser reconhecido (falsa humildade) mas porque é certo e bom.
Veja também: por que Jesus lavou os pés dos discípulos?
Como posso ter uma atitude humilde?
- Reconhecer que o orgulho é um problema e pedir ajuda a Deus para combatê-la.
- Tentar ver os outros como iguais, não como inferiores – isso pode ser mais fácil se você se lembrar que todos somos pecadores e merecemos castigo (Romanos 3:23) mas Deus é misericordioso.
- Pensar nos outros quando você vai fazer alguma coisa – isso prejudica alguém?
- Obedecer a Deus, mesmo se parecer humilhante aos seus olhos (por exemplo, pedir perdão a alguém com quem você brigou).