A Bíblia ensina que Deus, sendo um só, é Pai, Filho e Espírito Santo. Não existem três deuses; somente existe um, com três manifestações, ou “pessoas”. A Bíblia ensina que o Pai é Deus, Jesus é Deus e o Espírito Santo é Deus.
A palavra “Trindade” não aparece na Bíblia mas é usado para dar nome ao conceito bíblico que o Pai, Filho e o Espírito Santo são a mesma pessoa. A Bíblia ensina claramente que há só um Deus (Isaías 44:6). Não há outros deuses.
A Bíblia também ensina que Deus tem três “pessoas” distintas:
O Pai
Deus Pai é a origem de todas as coisas. Toda a vontade e todos os planos de Deus estão expressos em Deus Pai (João 5:19). Ele é soberano sobre todas as coisas e é o Juiz de todo o mundo.
O Filho
O Filho é a manifestação visível de Deus: Jesus. Jesus é Deus em forma humana, que conseguimos ver e compreender (João 1:14). Através de Jesus, Deus trouxe a salvação ao mundo. Jesus nos dá acesso ao Pai e cobre nossos pecados.
Leia aqui mais: Jesus é Deus
O Espírito Santo
O Espírito Santo é Deus agindo em nós. Deus mora em nossos corações através do Espírito Santo (1 Coríntios 2:11-12). O Espírito Santo nos capacita a crer e a entender as coisas de Deus. Ele também nos ajuda a orar e a ter um relacionamento íntimo com Deus.
Descubra aqui: O que é o Espírito Santo
A grande manifestação da Trindade aconteceu no batismo de Jesus. O Filho, Jesus, estava lá em forma humana, o Espírito Santo desceu como uma pomba e o Pai falou dos céus (Lucas 3:21-22). Jesus também ordenou que os discípulos fossem batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mateus 28:19).
Embora a Bíblia não entre em detalhes sobre a Trindade, ela confirma sua existência.
Confuso com a ideia de Deus ser três em um? Veja aqui o que é a Trindade e como funciona