A Bíblia diz que a profecia é uma mensagem vinda de Deus. O profeta recebe a mensagem e a transmite às pessoas à sua volta.
Na Bíblia, a profecia é uma revelação que serve para:
- Ensinar – sobre Deus e seu relacionamento com a humanidade.
- Confrontar – expor o pecado e chamar ao arrependimento.
- Alertar – sobre os perigos de continuar no pecado.
- Guiar – revelar o que as pessoas deveriam fazer.
- Prever – acontecimentos futuros.
O profeta recebia a mensagem diretamente de Deus (Números 12:6). Essa mensagem podia vir na forma de visão, sonho ou palavras. O profeta transmitia a mensagem pregando, escrevendo ou através de suas ações. O trabalho do profeta era muito sério, porque tinha a responsabilidade de transmitir a profecia de maneira correta, sem acrescentar suas ideias ou interpretações pessoais.
Muitos profetas na Bíblia foram perseguidos por causa de suas profecias (Mateus 5:11-12). Isso acontecia porque eles diziam a verdade de Deus, que não era o que as pessoas queriam ouvir. Seus apelos para adorar apenas a Deus e deixar o pecado incomodaram muita gente que não queria mudar.
O que é um falso profeta?
Um falso profeta é uma pessoa que não recebeu uma profecia de Deus, mas diz que recebeu. O falso profeta conta sonhos e visões que não vieram de Deus e que transmitem mensagens erradas. Deus está contra os falsos profetas, porque mentem em Seu nome (Jeremias 23:32).
A profecia de Deus tem sempre o propósito de edificar (1 Coríntios 14:3). Se uma profecia não edifica, não ajuda nem exorta a voltar para Deus, provavelmente não vem de Deus. Toda a profecia tem de estar de acordo com a Palavra de Deus. Por isso, é importante analisar cada profecia à luz da Bíblia (1 Tessalonicenses 5:20-22).
Como interpretar uma profecia da Bíblia?
As profecias da Bíblia podem ser divididas em três categorias:
- Profecias que já foram cumpridas – a Bíblia relata o cumprimento de algumas profecias, pouco ou muito tempo depois de serem transmitidas; outras profecias na Bíblia foram cumpridas no passado, mas não foram registradas na Bíblia (como a profecia sobre o império de Alexandre o Grande em Daniel 8:20-22)
- Profecias sobre o futuro – várias profecias a Bíblia ainda não foram cumpridas; servem para mostrar que Deus sabe o futuro
- Profecias mistas – falam sobre coisas que já aconteceram e coisas que ainda vão acontecer
Tentar prever o futuro com exatidão usando as profecias da Bíblia não funciona, mas podemos aprender muito com o que dizem. Para interpretar uma profecia da Bíblia, é importante:
- Ver o contexto – o que estava acontecendo nesse tempo? Qual era a mensagem de Deus para as pessoas dessa época?
- Ver se foi cumprida – a profecia já aconteceu? A Bíblia conta o cumprimento da profecia? A História conta o cumprimento da profecia? A profecia tem partes que ainda não foram cumpridas?
- Aplicar – o que posso aprender com essa profecia? Essa profecia tem alguma relevância para mim ou para minha comunidade? Preciso mudar alguma coisa?
Veja também: