A Bíblia diz que a morte é resultado do pecado. Os mortos estão completamente separados do mundo dos vivos. Os corpos dos mortos sofrem decomposição, mas suas almas continuam a existir e aguardam o Juízo Final.
Quando Deus criou o mundo não havia morte. Deus é a fonte da vida; quando o homem pecou, ficou separado de Deus (morte espiritual) e a morte física entrou no mundo. A morte não era parte do plano original de Deus. Mas quando Jesus morreu e ressuscitou, Ele venceu a morte e nos deu uma oportunidade para voltar a ter vida eterna (Romanos 6:23).
A morte não é o fim
As pessoas não deixam de existir quando morrem. Seus corpos se decompõem e desaparecem, mas suas almas continuam a existir. Isso não significa que os mortos reencarnam nem que podemos falar com quem está morto. Os mortos estão separados dos vivos.
Os mortos serão julgados e cada um irá ou para o Céu ou para o inferno. Quem aceitou Jesus como seu salvador em vida irá para o Céu, mas quem rejeitou Jesus e morreu em seus pecados irá para o inferno.
A morte é uma coisa terrível que não devia existir, mas, devido a Jesus, não precisa ser motivo de desespero. Todos vamos morrer, mas Jesus tornou a morte em motivo de esperança para quem crê nele (João 11:25-26). Os mortos que aceitaram Jesus em vida terão a vida eterna, sem mais sofrimento.
Veja também: