A Bíblia diz que o casamento é uma instituição sagrada, criada pelo próprio Deus. O texto base para o casamento se encontra em Gênesis 2:18-24. A Bíblia diz que não é bom que o homem viva só, por isso, Deus fez uma mulher para o auxiliar.
O que a Bíblia diz que o casamento deve ser:
- A união de um homem com uma mulher, que se tornam uma só carne.
- A união de duas pessoas com os mesmos propósitos, princípios e valores.
- O compromisso de um para com o outro, para com Deus e testemunhas.
- Para a multiplicação da humanidade.
- O cumprimento do dever de ambos dentro dele.
- Para glorificar a Deus.
No casamento, o homem e a mulher devem cumprir a ordem de Deus: o homem deve amar a mulher como Cristo amou a igreja, e a mulher deve ser submissa ao marido.
Tendo em conta todos as coisas faladas acima, é muito importante ter cuidado quando se escolhe alguém para casar. Geralmente, quando um relacionamento começa mal, ou seja, fora dos princípios bíblicos, ele termina mal.
Por isso, é muito importante orar, conhecer bem a pessoa (amizade) e buscar conselhos antes de dar o passo do casamento.
Então o Senhor Deus declarou: "Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda".
O casamento em Gênesis 2:18-24
Depois que formou da terra todos os animais do campo e todas as aves do céu, o Senhor Deus os trouxe ao homem para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a cada ser vivo, esse seria o seu nome.
Assim o homem deu nomes a todos os rebanhos domésticos, às aves do céu e a todos os animais selvagens. Todavia não se encontrou para o homem alguém que o auxiliasse e lhe correspondesse.
Então o Senhor Deus fez o homem cair em profundo sono e, enquanto este dormia, tirou-lhe uma das costelas, fechando o lugar com carne.
Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a levou até ele.
Disse então o homem:
"Esta, sim, é osso dos meus ossos
e carne da minha carne!
Ela será chamada mulher,
porque do homem foi tirada".Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.
Porque devemos casar segundo a Bíblia
Deus criou o casamento para ajudar as pessoas a satisfazerem algumas necessidades importantes.
Todos nós temos necessidades básicas, como carinho, segurança, valorização e convívio social. O casamento pode ajudar a suprir essas necessidades, unindo duas pessoas perante Deus.
Quando um casal se une, eles compartilham amor e sentem que pertencem um ao outro através da ligação emocional e física. O casamento também pode ajudar a construir um equilíbrio emocional em um relacionamento mais estável e duradouro.
Como era o casamento nos tempos bíblicos
Tanto no Antigo como no Novo Testamento, o casamento era um arranjo entre os familiares e quase sempre com propósitos. Começava com um noivado, que era tão importante quanto o próprio casamento, como aconteceu com José e Maria.
Era proibido o casamento entre familiares muito próximos (Levítico 18:6). Podia acontecer dos próprios noivos escolherem um ao outro (Gênesis 29:20). Era (devia ser) uma união inquebrável, rompido somente pela morte.
Só se podia dar carta de divórcio quando a mulher não agradasse em alguma coisa ao marido (Deus só permitiu que isso acontecesse por causa da dureza do coração do homem mas não foi assim desde o princípio).
No casamento, era proibido a poligamia, apesar de ter sido muito comum. O casamento também tinha propósitos divinos, como na vida de Oséias, onde Deus quis ensinar ao povo sobre a relação monógama que deviam ter com Ele.
Veja também: o que é o casamento para Deus e como ter um casamento feliz.