A Bíblia diz que ajudar o próximo é uma parte muito importante da vida do crente. Ajudar o próximo é expressar o amor de Deus. Existem muitas formas de ajudar o próximo.
Jesus disse que o segundo maior mandamento, depois de amar a Deus, é amar ao próximo como a si mesmo (Mateus 22:37-39). O amor verdadeiro se expressa em ações. Quem não ajuda seu próximo nas necessidades não o ama de verdade (1 João 3:16-17).
Veja aqui: o que é o amor?
Quem é meu próximo?
Seu próximo é quem estiver perto de você. Quando um homem perguntou a Jesus quem era seu próximo, Jesus contou a parábola do bom samaritano. Um homem estava caído no chão, ferido. Três homens passaram por ele mas apenas um o ajudou. Judeus e samaritanos eram inimigos mas o samaritano ajudou o judeu ferido. Jesus disse que devemos fazer o mesmo (Lucas 10:36-37).
Jesus disse que devemos ajudar quem precisa de ajuda, independentemente de quem seja. Deus ama todos, mesmo pessoas muito ruins. Ninguém merece a ajuda de Deus mas Ele dá ajuda de graça, porque nos ama. Quando ajudamos outra pessoa, mesmo sem merecer, mostramos o amor de Deus.
Como ajudar meu próximo?
Existem muitas maneiras de ajudar o próximo:
- Dando amor – sem amor, nenhuma ação tem valor; todos precisam de amor – 1 Coríntios 13:3
- Suprindo necessidades – quem tem mais comida ou bens deve ajudar quem tem menos, para que todos tenham o necessário para viver – Lucas 3:11
- Sendo amigo – algumas pessoas simplesmente precisam de alguém para conversar e ter amizade
- Ajudando com tarefas – facilitando a vida das pessoas sem esperar nada em troca
- Aconselhando – estando pronto para ouvir, consolar e dar conselhos quando pedem
- Defendendo – quem tem poder ou influência deve defender quem está sendo oprimido – Provérbios 31:10
Ajudar o próximo é um testemunho muito grande, que abre corações à verdade da Bíblia. Amar de verdade é mais pensamentos e palavras (1 João 3:18).