Orar pelos mortos não é bíblico. Quando uma pessoa morre, seu destino já está decidido, não há mais nada que se pode fazer por ela. A salvação acontece antes da morte.
Hebreus 9:27 ensina que quando morremos enfrentamos o juízo. Acabou o tempo de arrependimento.
Em Lucas 16:19-31, Jesus contou uma parábola para explicar sobre o nosso destino depois da morte. Podemos ir para o Céu, como Lázaro, ou para o inferno, como o rico. Quem está no Céu não pode ir para o inferno e quem está no inferno não pode ir para o Céu (Lucas 16:26). Nenhuma oração pode mudar a situação dos mortos.
Veja aqui: segundo a Bíblia para onde vão os mortos?
E o purgatório?
Não há base bíblica para acreditar no purgatório.
De acordo com a tradição católica, o purgatório é um lugar intermédio onde as pessoas salvas mas que cometeram pecados ficam até pagar por todos seus pecados, para entrarem no Céu purificados. As orações dos vivos ajudam essas pessoas a sair do purgatório mais rápido.
A oração pelos mortos se baseia na idéia do purgatório e em algumas passagens de livros apócrifos. Alguns sugerem que Paulo orou pelos mortos, baseado em 2 Timóteo 1:16-18 e 2 Timóteo 4:19. Como Paulo saúda todos menos Onesíforo pessoalmente, sugerem que Onesíforo estava morto. Mas não há nenhuma indicação que ele tinha morrido e outras passagens falam da “casa” de pessoas vivas (como em Atos dos Apóstolos 16:31-34).
Leia também: quantos livros tem a Bíblia?
A Bíblia ensina que Jesus morreu para pagar por todos os nossos pecados. Quem aceita Jesus como seu salvador fica purificado do pecado e não tem de pagar o preço, porque Jesus já pagou (Tito 2:14). Se depois vier a cometer pecado, pode se arrepender e pedir perdão e Deus perdoará.
Não precisamos ser purificados no purgatório, porque Jesus já nos purificou totalmente e quando morremos deixamos para trás todo pecado. Tudo que era pecaminoso em nós será destruído logo e entraremos puros no Céu.
As orações dos vivos não podem purificar uma pessoa que morreu salva mais que Jesus já a purificou. As orações dos vivos também não podem tirar um morto do inferno. Mas nossas orações podem ter um efeito muito grande sobre quem está vivo.