O pecado nos afasta de Deus, mas o amor de Jesus nos aproxima novamente. A separação faz parte do castigo do pecado. Mas Jesus veio para levar o castigo e nos perdoar. Assim, quem se arrepende pode se aproximar novamente de Deus.
A Bíblia diz que todos pecaram e ficaram separados de Deus (Romanos 3:23). Esse é o castigo justo do pecado. O afastamento de Deus traz sofrimento e condenação, porque todo bem vem de Deus. Quem peca perde a bênção da presença de Deus.
Mas Deus nos ama e quer nos aproximar. Ele é justo, mas não fica feliz com a condenação. Por isso, Deus enviou Jesus para pagar o castigo por nós na cruz. Jesus levou todo o castigo que nós merecemos! Agora, quem se arrepende de seus erros e crê que Jesus é seu salvador pode se aproximar de Deus (Hebreus 10:21-22).
Quando uma pessoa se converte, a união com Deus é restaurada. Deus não fica mais afastado (Colossenses 1:21-23). Ele entra no coração da pessoa, através do Espírito Santo, e fica muito próximo.
Veja também: como se aproximar de Deus.
O pecado afasta quem é salvo?
O pecado pode causar um afastamento diferente em quem já é salvo. Uma caraterística importante de quem é realmente salvo é sua vontade de parar de pecar. O salvo ama a Deus sobre todas as coisas, sentindo nojo do pecado em sua vida e quer fazer a vontade de Deus. Se uma pessoa que diz ser salva não quer parar de pecar, tem um problema (Tiago 1:22-25).
No entanto, mesmo o crente mais firme em Jesus comete pecados. Ninguém é perfeito. Apenas na vida eterna seremos completamente livres da influência do pecado. Mas isso não significa que com cada pecado perdemos a salvação e ficamos novamente separados de Deus.
Deus é paciente e nos dá a oportunidade de arrepender e pedir perdão. Nada nos pode separar do amor de Jesus (Romanos 8:38-39), mas o pecado pode nos afastar de muitas bênçãos de Deus e dificultar nosso relacionamento com Ele. Deus continua sendo justo e disciplina Seus filhos, para aprendermos a viver longe do pecado (1 Coríntios 11:32).
Veja as consequências do pecado.
O pecado ainda tem consequências na vida do salvo. Uma dessas consequências é estagnação no relacionamento com Deus. Quando pecamos, ignoramos a Deus e não ouvimos Sua voz. Deus continua presente e por perto, mas o pecado pode nos tornar “surdos”.
Veja também: 8 coisas que nos afastam de Deus (e como fugir delas).