O cair é do homem, o levantar é de Deus é uma expressão muito comum no meio cristão. Apesar de popular, este ditado não se encontra na Bíblia.
Este é um dos muitos ditos utilizados no meio evangélico que não é um versículo bíblico, mas é tido como tal. Devido ao seu uso constante, muitos acreditam de maneira equivocada, que esta frase se encontra nas Sagradas Escrituras.
Versículos similares a "O cair é do homem, o levantar é de Deus"
Existem alguns versículos similares, como:
"O Senhor ampara todos os que caem e levanta todos os que estão prostrados".
- Salmos 145:14
Neste caso, o versículo se refere à misericórdia do Senhor para com aqueles que caíram, mas se arrependeram. Deus quer levantar todo aquele que se arrependeu dos seus pecados e vê nele a Salvação (Lucas 5:31-32).
Outro versículo relacionado ao ditado:
"pois ainda que o justo caia sete vezes, tornará a erguer-se, mas os ímpios são arrastados pela calamidade".
- Provérbios 24:16
Aqui vemos a realidade que justos também são suscetíveis a cair, tal como os descrentes. Ambos podem cair, mas o ímpio, por não crer no Deus misericordioso, não tem a quem recorrer, pois, nunca se arrependeu dos seus pecados (1 João 1:9, Salmos 10:4 e Provérbios 11:7).
Apesar das semelhanças, o ditado na maioria das vezes é utilizado descontextualizado. Por isso, não há como dizer que a expressão está em plena concordância com os versículos relacionados.
"O cair é do homem, o levantar é de Deus" está errado?
De certa forma não. Mas infelizmente, este ditado popular é constantemente usado como forma de justificar o pecado. Em alguns contextos, a frase pode dar a impressão que Deus estaria consentindo com o pecado, o que está errado.
Apesar da limitação do homem, Deus não está indiferente aos nossos atos e quer que nos santifiquemos (1 Pedro 1:15-16).
Não existe uma licença para pecar, somente pelo fato de Deus levantar, perdoar ou reerguer os que caem.
A Bíblia sempre exorta aos filhos de Deus a serem fieis e firmes na força que vem de Deus:
O Senhor firma os passos do homem bom e se agrada do seu caminho;
se cair, não ficará prostrado, porque o Senhor o segura pela mão.
- Salmos 37:23-24
O próprio Deus ampara aos que são Seus, para que não caiam. Outra recomendação importante no Novo Testamento é para que os filhos de Deus tomem cuidado para não cair:
Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!
- 1 Coríntios 10:12
Devemos ter cuidado ao utilizar essa frase para não sermos mal interpretados. "O cair é do homem, o levantar é de Deus" pode ter se tornado uma frase conveniente para alguns que tentam justificar seus deslizes recorrentes. Mas suas afirmações, à luz da Bíblia, pode nos ensinar algumas lições importantes:
- A natureza humana está inclinada à queda. De fato, somos pecadores desde o princípio, e sem Cristo, tendemos a cair.
- Mesmo os justos são passíveis de errar, podendo cair, tal como os demais.
- Deus levanta a todos os que se arrependem e se voltam para Ele de verdade.
- Por mais que o homem tente se reerguer sozinho, sem a ajuda de Deus, não estará de pé por muito tempo.
- O levantar de Deus virá para os arrependidos e dependentes do Senhor. Mesmo que caiam, serão sustentados pelas Suas mãos.
O levantar sempre vem do Senhor! Só através da graça de Deus fomos salvos, erguidos de uma vida de pecado e colocados num Reino de vida, luz e amor (Colossenses 1:13). Se a expressão for empregada relacionando o poder da graça de Deus, que levanta o homem e o liberta do pecado, não há nenhum problema utilizá-la (Romanos 8:1-4, Romanos 6:22).
Veja também: