O versículo que diz que “o amor de Cristo nos constrange” significa que Jesus muda como pensamos e nos desafia a agir de maneira diferente. Não podemos ficar indiferentes perante o amor de Jesus. Seu amor muda como vemos as pessoas.
2 Coríntios 5:14-15 explica que o amor de Cristo nos constrange porque agora nós pertencemos a Cristo e vivemos para fazer Sua vontade. Nesse contexto, constranger não significa ser embaraçoso. Constranger significa pressionar. O amor de Cristo nos constrange a viver para Deus.
Um amor que desafia
O amor de Jesus não é apenas uma coisa que nos faz sentir bem. Ele nos desafia a mudar. Jesus morreu na cruz para levar nossos pecados. Para quem aceita Jesus como salvador, é como se tivesse morrido na cruz com Jesus. Agora não vivemos mais para satisfazer nossa vontade de pecar. Vivemos para agradar nosso salvador, Jesus.
Veja aqui: o que agrada a Deus?
O Espírito Santo nos convence do pecado e nos mostra que não podemos continuar vivendo assim. Ele nos ensina a desejar as coisas de Deus, lutando contra o pecado. Em Jesus nos tornamos novas criaturas (2 Coríntios 5:17). Não podemos ficar iguais! Somos constrangidos a mudar.
Constrangidos a amar
O amor de Jesus em nossos corações se reflete principalmente na forma como vemos as pessoas e as tratamos. Somos constrangidos a ver as pessoas como Deus as vê. Nós temos tendência para ver as aparências mas Deus vê o coração (1 Samuel 16:7).
Veja também: não julgar pela aparência: o que diz a Bíblia?
Deus ama cada pessoa e quer que todos sejam salvos. Esse amor deve se refletir em nossas vidas. Se Deus ama a todos, nós também devemos amar! Cada pessoa à nossa volta é preciosa e precisa de amor.
O amor de Jesus por cada pessoa nos constrange a pregar o evangelho (2 Coríntios 5:20). Todos precisam conhecer Jesus! A coisa mais preciosa que podemos dar a alguém é Jesus. O amor traz compaixão pelos perdidos. Quando o amor de Cristo nos constrange, falamos sobre o evangelho por amor, não por interesse egoísta.
O amor de Cristo é poderoso e transformador!