Nazireu: entenda o que significa este voto na Bíblia

Um nazireu era uma pessoa que se consagrava de maneira especial a Deus durante certo tempo. O judeu que fazia o voto de nazireu deveria cumprir certas regras durante o tempo de seu voto e fazer sacrifícios especiais a Deus. Tanto homens quanto mulheres podiam fazer o voto de nazireu.

No Antigo Testamento, o voto de nazireu era uma decisão voluntária feita por um israelita para se consagrar a Deus durante algum tempo. Durante o tempo do voto, o nazireu cumpria restrições especiais, além das restrições normais de todo judeu:

  • Não bebia vinho ou outra bebida alcoólica – Números 6:2-3
  • Não comia uvas nem algum outro produto da videira – Números 6:4
  • Não cortava o cabelo da cabeça – Números 6:5
  • Não se aproximava de um cadáver – Números 6:6-7

Se, por acidente, o nazireu quebrasse alguma regra, deveria se purificar durante sete dias, apresentar uma oferta pelo pecado, rapar o cabelo e começar o voto do zero. O nazireu também poderia dedicar outras coisas durante o tempo de seu voto, de maneira pessoal (Números 6:21).

No fim do tempo estipulado pelo voto, o nazireu ia para o templo para entregar uma oferta especial a Deus. No templo, o nazireu rapava seu cabelo, que tinha sido consagrado, e o jogava no fogo, junto com o sacrifício. Terminava assim seu voto e não seria mais nazireu.

Veja também: o que a Bíblia diz sobre fazer promessas.

Motivação para fazer o voto de nazireu

O voto de nazireu servia como um tempo de dedicação especial a Deus e às coisas de Deus. Durante esse período, o nazireu provavelmente dedicaria mais tempo à comunhão com Deus.

Algumas pessoas eram dedicadas como nazireus por toda a vida. Esse era um sinal que sua vida era consagrada de maneira especial à obra de Deus. Eles viviam para servir a Deus.

Quem foi nazireu na Bíblia

Deus escolheu Sansão para ser nazireu por toda sua vida, desde antes de nascer. Esse era um sinal que Sansão era escolhido por Deus para realizar um trabalho especial – libertar seu povo da opressão dos filisteus (Juízes 13:3-5). Enquanto não cortou o cabelo, Sansão recebeu força sobrenatural de Deus. Mas quando seu cabelo foi cortado, o voto de nazireu foi quebrado e Sansão perdeu sua força.

O profeta Samuel também foi consagrado como nazireu por sua mãe. Seu cabelo não foi cortado e ele cresceu no templo, servindo a Deus (1 Samuel 1:11). Samuel se tornou um grande líder de Israel, que ouvia a voz de Deus.

Outra pessoa que foi dedicada de maneira semelhante ao voto de nazireu foi João Batista, que nunca bebeu álcool e teve sua vida toda dedicada a Deus (Lucas 1:14-16). No entanto, a Bíblia não diz se ele cortava seu cabelo.

Saiba mais sobre a história de Sansão.