A Bíblia diz que não devemos julgar pela aparência porque as aparências enganam. A aparência exterior nem sempre reflete o interior. Deus se importa mais com o coração.
Cada pessoa é muito mais que aquilo que veste, come ou diz. A beleza física não é sempre proporcional à simpatia, nem a inteligência ou educação igual à sabedoria. Para realmente conhecer uma pessoa, precisamos ir mais fundo.
Os homens julgam pela aparência mas Deus vê o coração (1 Samuel 16:7). O coração é nossos desejos, sentimentos, pensamentos, planos, dúvidas... Deus vê quem realmente somos.
As aparências podem levar a julgamentos injustos (João 7:24). Jesus não tinha aparência impressionante nem bonito. Mesmo sendo o Salvador prometido, ele foi rejeitado por muitas pessoas por causa das aparências (Isaías 53:2-3).
Mas não é apenas a aparência física que engana. Existem pessoas que parecem sábias e justas mas que na verdade não servem a Deus (2 Coríntios 11:14-15). O diabo finge ser muita coisa boa para enganar as pessoas. Também existem ensinamentos religiosos que parecem bons mas não são (Colossenses 2:23). Por isso, precisamos tomar cuidado e fazer julgamentos justos.
Veja também: o que Deus diz sobre julgar as pessoas?
Como fazer julgamentos justos?
Para fazer julgamentos justos, precisamos analisar tudo à luz da Bíblia. A Bíblia é a Palavra de Deus e nosso guia para entender o que é certo e errado. Se alguma coisa não concorda com a Bíblia, está errado. Com a ajuda da Bíblia podemos aprender a guardar o que é bom, rejeitando o mal (1 Tessalonicenses 5:21-22). Também devemos pedir sabedoria a Deus para ver além das aparências (Tiago 1:5).
Mesmo conhecendo a Bíblia e tendo sabedoria, muita vezes vamos fazer julgamentos errados, baseados na aparência, porque somos humanos. Quando isso acontece, devemos pedir perdão a Deus e tentar ver as coisas mais como Deus vê.