O namoro entre um evangélico e um católico não é proibido. As interpretações do evangélico e do católico da Bíblia poderão causar problemas no relacionamento. Antes de tomar uma decisão, é importante que os dois conversem muito sobre sua fé.
Faça esta pergunta: será que a pessoa de quem eu gosto é salva e tem um compromisso sério com Jesus? Peça que essa pessoa conte seu testemunho sobre seu relacionamento com Jesus. Se você é salvo, você vai querer ter um relacionamento onde os dois expressam seu amor por Jesus em união (1 Coríntios 1:10).
Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo suplico a todos vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês; antes, que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer.
- 1 Coríntios 1:10
As crenças são uma parte muito importante da identidade de uma pessoa, que afetam sua perspectiva e atitude. As crenças fundamentais de um casal precisam estar em acordo, para ter união. O namoro cristão é o tempo em que o casal se aproxima mais e considera a possibilidade de casar. No casamento é importante ter união (Marcos 10:6-9); uma diferença de crenças poderá causar muita divisão.
Tal como no meio evangélico existe muita gente que não é crente verdadeiro, no meio católico existe gente que é salva. Dentro de qualquer denominação cristã, evite se relacionar com quem não ama Jesus. Não espere que seu namoro vai converter essa pessoa – não depende de você, só Deus converte (1 Coríntios 7:16).
Você, mulher, como sabe se salvará seu marido? Ou você, marido, como sabe se salvará sua mulher?
- 1 Coríntios 7:16
Veja também