O milagre da multiplicação dos pães e peixes mostra o poder de Jesus sobre todas as coisas. Nada é impossível para Jesus, até mesmo multiplicar comida! Quando cremos em Jesus, ele supre todas as necessidades.
Certa vez, Jesus foi para o deserto para passar algum tempo sozinho. Mas as multidões descobriram onde ele estava e foram ao seu encontro. Quando viu as pessoas, Jesus não as mandou embora; ele curou seus doentes e lhes ensinou várias coisas (Marcos 6:33-34).
Quando Jesus terminou de fazer tudo, já era tarde e o povo estava com fome e não tinha nada para comer. Os discípulos queriam mandar toda a gente embora mas Jesus lhes mandou alimentar a multidão. Mas tudo que os discípulos tinham era cinco pães de dois peixes, que um menino tinha trazido! Jesus pegou na comida, agradeceu a Deus e entregou pedaços aos discípulos, que distribuíram a comida à multidão (Mateus 14:17-19).
Para a surpresa de todos, a comida chegou e sobrou! Terminada a refeição, os discípulos ainda recolheram 12 cestos de sobras. Eles tinham alimentado cinco mil homens, sem contar as mulheres e as crianças (Mateus 14:20-21).
Em outra ocasião, Jesus repetiu o milagre da multiplicação com sete pães e alguns peixes. A comida alimentou quatro mil homens, mais as mulheres e as crianças, e sobraram sete cestos grandes de comida (Mateus 15:36-38). Esses milagres tornaram Jesus ainda mais conhecido e muitas pessoas o seguiam por causa da comida (João 6:26).
Descubra aqui mais sobre os milagres de Jesus.
O significado da multiplicação dos pães e peixes
Com esses dois milagres Jesus mostrou sua compaixão e seu poder. Ele se preocupava com as pessoas que o tinham buscado. Jesus curou os doentes, ensinou o povo e cuidou de suas necessidades básicas. Cada pessoa lá tinha valor para ele.
Multiplicar comida é impossível. Foi um grande milagre, que não podia ser explicado de outra forma. Em todo o Antigo Testamento, somente o profeta Eliseu tinha feito algo semelhante, em escala muito menor (2 Reis 4:42-44). A multiplicação mostrou que o poder de Jesus é ilimitado. Ele não era um homem qualquer, ele era o Filho de Deus, com todo o poder de Deus.
Jesus também usou a multiplicação dos pães e peixes para dar uma lição importante sobre a salvação. Pouco tempo depois de multiplicar a comida, Jesus explicou que ele é o pão da vida, que dá vida ao mundo e mata toda a fome (João 6:33-35). Somente quem se alimenta de Jesus, pela fé, será salvo. E o alimento que Jesus nos oferece nunca acaba.