A Bíblia não diz que Moisés era gago. Ele disse ter dificuldade para falar, quando Deus o chamou para libertar os israelitas, e tradicionalmente isso tem sido interpretado como sinal de que era gago. Outros sugerem que era falta de prática (passou 40 anos sem falar egípcio).
Por que Moisés disse que tinha dificuldade para falar?
Moisés não achava que era a pessoa certa para libertar seu povo do Egito e queria que Deus enviasse outra pessoa. Ele deu várias desculpas para não ir:
- Ele não era ninguém – não tinha autoridade para falar com o faraó e libertar os israelitas. Deus respondeu dizendo que sua autoridade vinha d'Ele.
- Não sabia o nome de Deus – os israelitas nunca iriam acreditar nele se ele não lhes desse um nome. Deus disse que era “Eu Sou” e que os israelitas iriam acreditar.
- Não tinha provas – ele podia ter inventado sua visão de Deus; como poderia provar que aconteceu? Deus deu-lhe alguns sinais miraculosos para fazer como prova.
- Não falava bem – um líder precisa ser eloquente para convencer. Ele nunca teve jeito para falar. Deus lembrou-lhe que foi Ele que criou a boca e que era por Seu poder que Moisés ia falar (Êxodo 4:10-12).
- Não queria ir – já sem desculpas, Moisés foi direto: ele não era a pessoa certa para o trabalho. Deus ficou zangado com ele por não confiar, mas disse que seu irmão Arão podia ser seu porta-voz. Então Moisés decidiu obedecer.
Leia a história toda a partir de Êxodo 3.
Moisés não foi o único que se sentiu incapaz para a missão que Deus tinha para ele. É difícil confiar em Deus quando vemos todos os nossos defeitos. Mas Deus usa pessoas imperfeitas, com limitações até para falar, para salvar vidas.
Veja também: Quem foi Moisés na Bíblia.