O texto de Malaquias 3 que fala sobre fazer prova de Deus, entregando o dízimo, é um desafio para crer em Deus. Ele é fiel e não abandona quem O ama na miséria. Quem crê de verdade em Deus não tem medo de ofertar, porque sabe que seu sustento vem todo de Deus.
O tema principal do livro de Malaquias é a infidelidade e Israel para com Deus e a importância de servir a Deus de todo coração. Na época de Malaquias, os israelitas não estavam cumprindo as ordenanças de Deus, porque seus corações não estavam voltados para Ele. E uma ordem que eles não estavam cumprindo era o dízimo (Malaquias 3:8-9).
Os israelitas e o dízimo
Todo israelita deveria dar o dízimo (a décima parte) do seu sustento para Deus. O dízimo servia para a manutenção do templo, o sustento dos sacerdotes e levitas, que trabalhavam para Deus, e o cuidado dos mais necessitados. Mas os israelitas não estavam cumprindo seu dever e não havia sustento para o trabalho no templo. Cada um estava mais preocupado em juntar dinheiro para si do que em cuidar das coisas de Deus.
Por isso, Deus lançou o desafio: se queriam ver as bênçãos de Deus, deveriam obedecê-lo (Malaquias 3:10-12). Enquanto cuidavam só de si mesmos, não eram abençoados e o sustento diminuía, mas se obedecessem a Deus teriam mais que suficiente para viverem!
Os israelitas não tinham o direito de se queixarem que Deus não os abençoava, porque não cumpriam Suas ordens. Eles deveriam pôr sua fé em Deus e obedecê-lo de todo coração. Assim, eles veriam que Deus é fiel e cuida de quem O ama.
Veja também: o que a Bíblia diz sobre o dízimo?
As bênçãos da dedicação à obra de Deus
Deus convidou os israelitas a pôr sua fé à prova com os dízimos e hoje também convida os cristãos fazer o mesmo com suas ofertas e dedicação às Suas obras. Não devemos dar para ficar ricos mas sim porque amamos as coisas de Deus e queremos ver Seu Reino crescer. Também podemos confiar que Deus vai suprir nossas necessidades.
Em 2 Coríntios 9:10-11 temos a garantia que Deus vai cuidar daquilo que precisamos. Muitas pessoas não querem ofertar porque têm medo de ficar sem nada ou porque são demasiado apegados ao dinheiro. Mas quem é que nos dá a vida, a força, o emprego, a comida, o chão que pisamos? Tudo vem de Deus! Nada que temos é nosso; tudo pertence a Deus.
Se Deus já nos deu tudo que temos, será que Ele não consegue nos sustentar se dermos uma parte para Sua obra? Mas Deus não quer ofertas dadas por obrigação, de mau grado. Nossas ofertas devem ser fruto de nossa fé e dedicação a Deus (2 Coríntios 9:7-8).
Descubra aqui: o que a Bíblia fala sobre generosidade?
É muito fácil cair no mesmo erro que os israelitas, pensando somente em nós próprios. E as coisas de Deus ficam para segundo lugar. Mas uma igreja não se sustenta apenas com o trabalho do pastor. Todos precisam se envolver e fazer sua parte. Além de ofertar, há muito mais que podemos fazer para espalhar o evangelho e fazer crescer o Reino de Deus!
Deus promete que vai nos sustentar e abençoar de muitas maneiras se dedicamos nossa vida a Ele. E esse é o desafio que Ele lança a cada pessoa: atreva-se a pôr sua fé em ação e veja como Deus lhe vai abençoar.