O julgamento do trono branco é o momento quando todas as pessoas serão julgadas por Deus. Isso acontecerá no fim dos tempos, quando Jesus voltar. Todas as pessoas que alguma vez existiram terão de enfrentar o julgamento de Deus.
Apocalipse 20:11-12 explica como será o julgamento do grande trono branco. Quando Jesus voltar, ele derrotará o diabo e todos os inimigos de Deus. Depois disso, haverá um grande julgamento diante de Deus. Todos os mortos se apresentarão a Deus e serão julgados de acordo com suas obras. Quem não tiver seu nome escrito no livro da vida será lançado no lago de fogo, mas os salvos irão morar com Deus por toda a eternidade. Esse evento é conhecido como o Juízo Final.
Descubra aqui mais sobre o Juízo Final.
O que o trono branco simboliza?
O trono branco representa a autoridade e a pureza de Deus. Ele é o criador do mundo, que reina sobre todas as coisas. Deus tem toda autoridade para julgar o mundo, porque o mundo lhe pertence e Ele criou as regras.
O branco simboliza a pureza de Deus. Nele não há pecado algum. A sujidade do pecado não mancha o trono de Deus. Sabemos que Deus é perfeito e puro, por isso podemos ter a certeza de um julgamento justo e imparcial. Não há forma de subornar a Deus nem distorcer Suas decisões. No julgamento do grande tronco branco, a justiça será feita.
Como será o julgamento do trono branco?
O julgamento começará com a apresentação de todas as pessoas que alguma vez existiram diante de Deus. Todos os mortos serão reunidos. Então, os feitos de cada pessoa serão julgados, porque Deus mantém registros de tudo que fazemos. Também será aberto um livro especial, chamado o livro da vida.
Veja também: o que é o livro da vida?
Todos aqueles que não tiverem seus nomes no livro da vida (todos que não são salvos) irão para o lago de fogo, junto com o diabo (Apocalipse 20:14) Mas todos que tiverem seus nomes no livro terão uma nova vida, uma eternidade de alegria na presença de Deus!
Jesus veio para nos livrar da condenação. Para quem crê em Jesus, o julgamento do trono branco é motivo de esperança, não de medo (Romanos 8:1). Quando esse dia chegar, finalmente vamos poder viver para sempre com Jesus! Mas, para isso, precisamos tomar a decisão de seguir Jesus, confessando nossos pecados e pedindo a Jesus para mudar nossa vida.