Jesus se manteve solteiro durante toda sua vida. Não há nenhuma evidência real que Jesus foi casado ou teve filhos.
A ideia que Jesus casou e teve filhos vem de alguns manuscritos escritos vários séculos depois do tempo de Jesus. Esses manuscritos não são de confiança porque:
- Foram escritos muito tempo depois – os manuscritos mais antigos que existem, sugerindo que Jesus era casado e teve filhos, foram escritos pelo menos 300 anos depois de Cristo, por pessoas que não tiveram nenhum contato com Jesus ou seus discípulos! Os manuscritos mais antigos dos evangelhos na Bíblia datam de poucas décadas depois de Cristo e os autores eram próximos de Jesus e dos apóstolos (2 Pedro 1:16).
- São poucos – existe apenas uma cópia antiga de cada manuscrito que sugere que Jesus casou e teve filhos. Isso indica que não eram populares podem ser fraudulentos. Por outro lado, existem dezenas de cópias antigas dos evangelhos!
- São inconsistentes – os manuscritos que dizem que Jesus casou e teve filhos têm vários erros sobre o tempo de Jesus e todos se contradizem sobre a vida de Jesus. Também apresentam filosofias que só surgiram muito tempo depois da vida de Jesus. Os evangelhos não se contradizem e são historicamente corretos.
- São mal interpretados – muitos manuscritos nem sequer dizem que Jesus era casado! Escritores e “estudiosos” constantemente exageram seus achados para ganhar popularidade e vender bem. Eles chegam a inventar “revelações”, apresentando mentiras como verdades.
Existem muitos mais problemas com os manuscritos que dizem que Jesus era casado e teve filhos. Não temos razão para acreditar neles. Não há nenhum registro antigo de confiança que diz que Jesus casou e teve filhos.
O que a Bíblia diz sobre a família de Jesus
A Bíblia não diz que Jesus era casado. A Bíblia fala sobre o pai, a mãe e os irmãos de Jesus, mas nunca fala que ele tinha esposa ou filhos. Antes de morrer, Jesus garantiu o cuidado de sua mãe, mas não fez nada para cuidar de sua suposta esposa (João 19:26-27). O silêncio total sobre a vida conjugal de Jesus nos evangelhos é sinal que ele não era casado.
Jesus era totalmente dedicado ao seu ministério. Ele não tinha tempo para se dedicar a sustentar uma família. Jesus sabia que iria ficar pouco tempo na terra (João 13:33). Formar família teria sido irresponsável, porque teria deixado sua esposa e filhos sem sustento.
Uma profecia sobre o Messias diz que ele seria morto e não teria descendentes (Isaías 53:7-8). O Novo Testamento diz que Jesus cumpriu essa profecia (Atos dos Apóstolos 8:33-35). Jesus não casou e não deixou descendentes.
Veja também: Maria teve outros filhos além de Jesus?