O que é a Igreja Batista (e em que acredita)

A Igreja Batista é uma igreja que valoriza o batismo por imersão de pessoas com entendimento. Os batistas partilham os valores de várias outras igrejas protestantes. Cada Igreja Batista é independente, por isso existem muitos batistas diferentes.

A Igreja Batista se tornou mais conhecida no século XVII, depois da reforma protestante. No entanto, muito antes existiam grupos pequenos que se chamavam batistas ou partilhavam crenças semelhantes. Por isso, é difícil dizer quando a Igreja Batista realmente começou.

Em que a Igreja Batista acredita

Não existe nenhuma crença oficial das Igrejas Batistas. Cada igreja ou grupos de igrejas é independente e seus valores podem variar muito. Mesmo assim, praticamente todas as Igrejas Batistas têm algumas crenças em comum:

  • A Bíblia é a palavra de Deus; toda doutrina deve se basear apenas na Bíblia, não em outras autoridades – 2 Timóteo 3:16-17
  • Existe um único Deus, criador de todas as coisas, que é uma Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo – veja o que é a Trindade.
  • Todos pecaram e precisam ser salvos – Romanos 3:23-24
  • Jesus é o Filho de Deus, que nasceu de uma virgem, morreu pelos pecados e ressuscitou ao terceiro dia – 1 Coríntios 15:3-5
  • A salvação vem pela fé em Jesus como salvador, através da graça de Deus – Efésios 2:8-9
  • Jesus deu duas ordenanças para a Igreja – o batismo e a Santa Ceia; essas ordenanças não são necessárias para a salvação, mas são símbolos importantes – veja o significado da Santa Ceia.
  • No fim dos tempos, Jesus irá voltar, os mortos ressuscitarão e todos serão julgados – Apocalipse 20:12
  • Os salvos terão a vida eterna – 1 João 2:24-25

Os batistas se chamam “batistas” porque crêem que o batismo deve ser feito por imersão e apenas pessoas que entendem o que estão a fazer devem ser batizadas. A pessoa deve expressar o desejo de ser batizada e ter idade para entender o que isso significa. Nenhuma Igreja Batista batiza bebês, visto que não acreditam que o batismo é essencial para a salvação.

Além dessas crenças, a maioria dos batistas defende a independência de cada igreja. Não deve haver líderes supremos que ditam as regras como na Igreja Católica. Somente existem pastores e diáconos. Cada congregação deve ser capaz de analisar as Escrituras por si mesma (Atos dos Apóstolos 17:11). A Igreja Batista também defende a separação entre a Igreja e o Estado, rejeitando influência política nos assuntos da Igreja.

Muitas Igrejas Batistas se juntam em convenções de apoio mútuo. No Brasil, as duas maiores convenções batistas são a Convenção Batista Brasileira, mais conservadora, e a Convenção Batista Nacional, mais pentecostal.

Leia aqui: só vai para o Céu quem é batizado?

A Igreja Batista e a Bíblia

As doutrinas principais da Igreja Batista têm boa base bíblica e pouco motivo de controvérsia. A maioria das Igrejas Batistas tem grande respeito pela Bíblia e incentiva seus membros a estudá-la (João 8:32).

No entanto, nenhuma igreja é perfeita. A política sobre o batismo em algumas Igrejas Batistas pode ser um pouco radical, rejeitando a validade de qualquer batismo de outras denominações, somente por não serem batistas. A grande variedade entre Igrejas Batistas pode ser um bocado confusa, visto que uma Igreja Batista pode ser muito diferente de outra. Cada caso é um caso na Igreja Batista.

Veja também: por que existem tantas igrejas diferentes? Qual é a certa?