Cada denominação evangélica tem sua própria hierarquia. Não existe uma hierarquia universal, adotada por todas as igrejas evangélicas. A maioria das igrejas evangélicas organiza sua hierarquia de acordo com funções gerais descritas na Bíblia e as necessidades específicas de cada igreja.
Existem muitos grupos diferentes entre as igrejas evangélicas. Cada grupo normalmente é chamado de uma denominação e é independente das outras. Por exemplo, as Assembleias de Deus são uma denominação e não estão ligadas à Congregação Cristã, outra denominação. Cada um desses grupos se organiza de maneira diferente.
Embora tenham nomes e às vezes funções um pouco diferentes, a hierarquia das igrejas evangélicas geralmente se divide em três categorias principais, parecidas com o que é descrito na Bíblia:
Liderança da Igreja
Toda igreja precisa de liderança, para manter a ordem. As funções de liderança normalmente são exercidas por pessoas mais maduras, que têm sabedoria e capacidade para orientar os outros membros da igreja, para que esses também possam amadurecer. O trabalho de liderança pode incluir:
- Pregação e ensino da verdade da Bíblia
- Aconselhamento e apoio espiritual
- Resolução de debates doutrinários e conflitos
- Liderança da música na igreja
- Definição e orientação dos objetivos da igreja
Dependendo da igreja evangélica, as pessoas com essas funções podem ser chamadas de pastores, presbíteros, anciãos, professores, bispos, apóstolos, líderes de louvor...
A liderança de uma igreja é uma grande responsabilidade. Os líderes não têm um trabalho fácil e merecem o respeito e o apoio de todos os outros membros da igreja (Hebreus 13:17; 1 Tessalonicenses 5:12-13). Na Bíblia, liderança é servir e orientar, não é sobre ser melhor nem mais poderoso que os outros.
Veja também: o que é um pastor? Qual é a função de um pastor?
Pregação do evangelho
O trabalho de evangelizar e trazer pessoas para Jesus pode ser uma função distinta na hierarquia da igreja evangélica (Romanos 15:15-16). As pessoas com esses trabalho são encarregues de levar a mensagem de Jesus para descrentes, através de:
- Conversas e visitas
- Estudos bíblicos
- Eventos e atividades especiais
- Apoio a descrentes dentro da igreja
- Abertura de igrejas
As pessoas que organizam o trabalho de evangelismo são chamadas principalmente de evangelistas e missionários. Seu trabalho é muito importante porque todos precisam conhecer Jesus.
Veja aqui mais sobre o trabalho do missionário.
Organização e assuntos administrativos
Uma igreja não vive somente da pregação e da oração. Existem muitos assuntos práticos que precisam de atenção. A Bíblia mostra que cuidar das coisas práticas da igreja é muito importante e também tem um lado espiritual (Atos dos Apóstolos 6:2-4). Deus dá dons espirituais de administração e serviço a algumas pessoas na igreja. O trabalho prático da igreja pode incluir:
- Contabilidade e gestão de recursos
- Limpeza
- Organização de eventos
- Comida
- Trabalho social
- Gestão da tecnologia e dos meios de comunicação
- Gestão de atividades e cerimônias na igreja
As pessoas que tratam desse tipo de assuntos podem ser chamadas de diáconos, auxiliares, administradores, ou então são conhecidos por seu trabalho específico, como contabilista ou técnico de som. Essas pessoas merecem muito respeito. Sem o trabalho deles, a igreja rapidamente cairia no caos!
Quer saber mais sobre seu dom e como você pode ajudar na igreja? Leia aqui: o que são os dons do Espírito Santo?
Cada crente tem o dever de ajudar nas diversas áreas da igreja. A hierarquia das igrejas evangélicas serve apenas para organizar quem lidera o trabalho. Não se deve esperar que os líderes façam o trabalho todo.
Em muitas igrejas evangélicas, várias dessas funções podem ser exercidas pela mesma pessoa. Por exemplo, o trabalho social normalmente está associado ao trabalho de evangelismo. Cada igreja organiza sua hierarquia de acordo com as pessoas, os recursos e as necessidades que tem.
Para saber mais sobre a hierarquia de alguma igreja evangélica, acesse seu site oficial ou contate a igreja.