Habacuque foi um profeta que provavelmente viveu nos anos antes do exílio na Babilônia. A Bíblia não nos revela muito sobre Habacuque mas ele registrou uma conversa que ele teve com Deus. Essa conversa está no livro de Habacuque.
Não temos informações sobre a vida de Habacuque. A Bíblia apenas diz que ele era um profeta que se sentia muito indignado com toda a injustiça que via acontecendo. Habacuque claramente tinha uma relação muito especial com Deus porque ele fazia perguntas e Deus respondia diretamente.
O ministério de Habacuque como profeta durou por tempo indeterminado, antes de o povo de Judá ser conquistado pelo império babilônico. Na sua época, a injustiça e a maldade reinavam em Judá. Isso provavelmente indica que Habacuque profetizou depois do reinado de Josias, o último rei de Judá temente a Deus, poucos anos antes da conquista do país.
Veja aqui: segundo a Bíblia o que é a Babilônia?
As queixas de Habacuque
Habacuque não tinha medo de expressar suas dúvidas e queixas a Deus. Ele questionou por que Deus permitia que a injustiça e a violência dominassem seu país (Habacuque 1:2-4). Será que Deus não se importava com a maldade praticada contra os justos?
Deus respondeu a Habacuque com o anúncio de um grande castigo. Ele iria trazer os babilônios contra o povo de Judá, para castigar sua maldade (Habacuque 1:5-6). Os babilônios eram muito violentos e cruéis e não teriam piedade. Eles iriam arrasar a terra.
Veja também: é pecado questionar a Deus?
Diante dessa resposta, Habacuque ficou horrorizado e questionou como isso poderia ser justo (Habacuque 1:13). Os babilônios eram ainda piores que os judeus e também mereciam castigo. Além de violentos, cruéis e injustos, os babilônios ainda eram idólatras. Se Judá iria ser castigada, por que a Babilônia tinha sucesso e continuava sem castigo?
Quando Deus respondeu, Ele ordenou que Habacuque registrasse a resposta, para servir de sinal sobre as coisas que iriam acontecer (Habacuque 2:2-3). A resposta de Deus era válida não só para Judá e a Babilônia, mas também para todos que são ímpios.
Deus explicou que o sucesso das pessoas ruins é apenas temporária. Mas Deus cuida de quem é fiel a Ele (Habacuque 2:4-5). As nações violentas seriam arruinadas e aqueles que lucravam com a injustiça e o crime não iriam escapar do castigo. Os idólatras não iriam receber respostas nem proteção, porque somente Deus tem todo o poder.
Por vezes Deus parece demorar a responder à injustiça. Os injustos ficam com um sentimento de segurança e se tornam mais ousados em sua maldade. Mas, no fim, Deus sempre traz justiça. Temos a garantia que Deus vai agir.
Descubra aqui: por que Deus permite a injustiça?
A oração de Habacuque
Depois de ouvir as respostas de Deus, Habacuque orou a Deus, confessando sua fé nele. Ele lembrou da glória de Deus e de Seu grande poder, da forma como tinha destruído Seus inimigos quando tentavam fazer mal aos necessitados (Habacuque 3:13-14).
Essas lembranças ajudaram Habacuque a ter esperança. Ele sabia que Deus iria responder e trazer salvação para Seu povo. Os problemas no presente não eram razão para desistir de Deus (Habacuque 3:17-18). A fé em Deus era a alegria de Habacuque.