Segundo a Bíblia, há profetas hoje em dia. A Bíblia não diz em lugar algum que o dom de profecia era temporário. Os verdadeiros profetas de hoje não acrescentam doutrinas novas à igreja.
De acordo com a Bíblia, a função do profeta é ajudar a edificar a igreja, transmitindo uma revelação dada por Deus (1 Coríntios 14:3). O profeta fala o que Deus lhe manda falar. Não é trabalho do profeta interpretar as profecias nem criar doutrinas novas.
O trabalho do profeta de hoje é ajudar pessoas ou comunidades com revelações de Deus especificamente para aquelas pessoas. Não acrescenta nada à palavra da Bíblia, mas ajuda a tornar mais evidente sua aplicação na vida de cada um. O profeta instrui, encoraja e consola. A profecia também pode convencer o pecador (1 Coríntios 14:24-25).
O dom de profecia era só até a Bíblia estar completa
A Bíblia não diz isso. A Bíblia nunca trata o dom de profecia como algo temporário. Na verdade, seria estranho que Paulo dedicasse um capítulo inteiro (1 Coríntios 14) aos dons de profecia e falar em línguas se achasse que iriam parar de existir em breve!
A Bíblia diz que devemos buscar o dom de profecia para ajudar a igreja (1 Coríntios 14:1). Isso implica que ainda existe. Nas listas de dons espirituais, a profecia é mencionada junto com dons “menos sobrenaturais” como servir, dar ânimo e administrar (Romanos 12:6-8). Nada sugere que alguns desses dons iriam acabar e outros iriam continuar.
1 Coríntios 13:8-12 explica que um dia as profecias e o conhecimento cessarão. Isso acontecerá quando vier o que é perfeito. A profecia é apenas uma revelação incompleta, tal como nosso conhecimento é imperfeito. Por enquanto vemos somente um reflexo obscuro, mas no futuro veremos face a face e teremos conhecimento pleno. Essa passagem não está falando sobre a conclusão da Bíblia. Mesmo com a Bíblia não temos conhecimento pleno. A passagem fala sobre quando formos para o Céu, junto de Deus. Até esse dia, o dom de profecia ainda é válido.
Como reagir quando alguém diz ser profeta
Quando alguém diz ser profeta, devemos analisar o que diz à luz da Bíblia (1 Tessalonicenses 5:20-22). Nem todo que diz que é profeta vem de Deus. Também existem falsos profetas, que causam problemas.
O profeta de Deus:
- Glorifica a Deus – não procura sua própria glória nem usa o dom de profecia para se tornar poderoso ou influente.
- Não contradiz a Bíblia – o profeta não inventa novas doutrinas nem distorce o ensino da Bíblia.
- É servo – profetiza para ajudar outras pessoas, não para dar espetáculo nem para parecer importante.
- Suas profecias se cumprem – se profetiza sobre o futuro, vai acontecer o que diz, senão não é profeta de Deus.
A Bíblia diz que quando alguém profetiza, outros devem julgar o que diz (1 Coríntios 14:29). Isso significa que devemos analisar a profecia antes de acreditar nela. De preferência, a profecia deve ser julgada por líderes e membros sábios da igreja, que têm bom conhecimento da Bíblia.
Veja também: