Um evangelista é uma pessoa que tem o dom de pregar o evangelho, trazendo pessoas para Jesus. Deus usa o evangelista para convencer as pessoas do pecado e da necessidade de salvação. O trabalho do evangelista é muito importante mas também precisa da cooperação dos outros membros da igreja.
Deus distribui vários dons entre as pessoas, para a edificação da igreja. Um desses dons é o dom de evangelista (Efésios 4:11-12). A pessoa que tem o dom de evangelista tem uma capacidade especial para explicar o evangelho de maneira convincente para quem ainda não conhece.
Evangelho significa “boa notícia”. O evangelista é a pessoa que leva a boa notícia sobre a salvação em Jesus para outras pessoas. No entanto, esse não é trabalho exclusivo do evangelista. Todo crente tem o dever de pregar o evangelho a quem ainda não crê (Marcos 16:15). O evangelista tem apenas um talento maior para evangelizar.
Veja aqui mais sobre o trabalho de evangelismo.
O que um evangelista faz?
A função principal do evangelista é apresentar as pessoas a Jesus, mostrando o caminho da salvação. Através de conversas ou pregações, o evangelista explica sobre o pecado, a necessidade de salvação e como Jesus veio para nos salvar. O evangelista ajuda as pessoas a tomarem um passo de fé e entregarem suas vidas a Jesus.
O trabalho do evangelista deve ser apoiado pelo resto da igreja. A conversão é apenas o primeiro passo. Cada pessoa que se converte precisa ser integrada na comunidade cristã e ser ensinada a viver para Jesus (Mateus 28:19-20). E isso não é responsabilidade do evangelista, é responsabilidade de todos.
Um evangelista também pode ter outros dons. No Novo Testamento, um seguidor de Jesus chamado Filipe era conhecido como evangelista. Além de levar muitas pessoas a se converterem, Filipe também tinha o dom de servir, realizar milagres e curar doentes (Atos dos Apóstolos 8:5-7).
Veja também: como evangelizar?
Quem pode ser evangelista?
Qualquer pessoa que tiver o dom pode ser evangelista! De qualquer forma, todos devemos pregar o evangelho quando temos oportunidade. Evangelizar não é trabalho exclusivo do evangelista.
A melhor forma de descobrir se você tem o dom de evangelista é praticando! Você poderá ser chamado para ser evangelista se:
- Aparecem muitas oportunidades para falar de Jesus
- Quando você evangeliza as palavras fluem naturalmente
- As pessoas ficam muito interessadas ou se convertem quando você fala sobre Jesus
No entanto, é bom lembrar que isso não vem de você; é um dom do Espírito Santo. Somente o Espírito Santo convence as pessoas do pecado e da salvação em Jesus (João 16:7-8). O trabalho do evangelista é falar mas é Deus quem converte.