O purgatório não existe na Bíblia. A Bíblia fala sobre o Céu e o inferno, mas nunca fala sobre um lugar intermediário. Não há razão para acreditar no purgatório.
Segundo a tradição católica, o purgatório é o lugar de pagamento pelos pecados não confessados. Apenas as pessoas salvas vão para o purgatório, onde sofrem castigo pelos pecados que cometeram depois de se converterem. Depois de serem castigados, podem entrar puros no Céu.
A tradição católica ensina que podemos ajudar as almas a sair do purgatório mais cedo, ajudando-as a pagar o preço dos pecados. Isso pode ser feito rezando pelas almas, encomendando missas ou oferecendo dinheiro à igreja.
A noção do purgatório surgiu porque a Bíblia diz que nada impuro pode entrar no Céu (Apocalipse 21:27). Mas a Bíblia também diz que Jesus morreu para nos purificar de todos os nossos pecados! Jesus pagou o preço por todos os nossos pecados, passados e futuros. Quem aceitou Jesus como seu salvador não tem mais condenação (Romanos 8:1-2; Tito 2:14).
Isso não significa que podemos continuar pecando, sem consequências. Arrependimento não é apenas ficar triste com o pecado; implica uma decisão de mudar. Quem está realmente arrependido não quer pecar mais, porque quer agradar a Deus.
Quem é salvo ainda peca. Mas quem confessa seu pecado a Deus recebe perdão (1 João 1:8-9). Mesmo assim, nossos atos têm consequências ainda nesta vida. Alguns pecados têm consequências como perda da confiança das pessoas ou pena de prisão e ainda temos de passar pela morte.
A Bíblia diz que as obras dos salvos serão provadas pelo fogo. As boas obras sobrevivem ao fogo e serão recompensadas; as más obras serão destruídas, mas a pessoa ainda será salva (1 Coríntios 3:13). A Bíblia também diz que o servo que desobedece será castigado (Lucas 12:47-48). Mas em nenhuma passagem diz que o castigo será depois da morte.
Em Jesus, quando morremos, o que resta de nossa natureza pecaminosa morre com nosso corpo. Na ressurreição receberemos corpos puros e estaremos completamente livres do pecado (1 Coríntios 15:51-53). A Bíblia não diz que temos de passar pelo purgatório primeiro. O purgatório não é necessário, Jesus pagou o preço por todos os seus pecados.
Veja também: