Jesus disse que Ele é o Pão da Vida para explicar que ele é essencial para nossas vidas. Jesus nos dá vida e sustento. Somente Ele pode saciar a nossa fome espiritual e nos dar a Vida Eterna.
Depois que Jesus multiplicou os cinco pães e dois peixes, alimentando a multidão, Ele foi para outra região com seus discípulos. A multidão curiosa foi atrás de Jesus. Então Jesus os repreendeu porque queriam apenas que ele repetisse o milagre da multiplicação para comerem (João 6:26-27). Infelizmente, a multidão estava mais interessada na comida gratuita do que no ensino de Jesus!
Por isso, Jesus explicou que existe um tipo de pão mais importante. O pão normal alimenta o corpo por pouco tempo, mas o Pão Vivo, que vem de Deus, alimenta para sempre. Esse Pão é o próprio Jesus.
Pão que alimenta
Jesus declarou que Ele é o Pão da Vida e que aquele que crê nele nunca mais terá fome nem sede (João 6:35). O alimento que Jesus nos oferece é completo. Ele nos alimenta espiritualmente, saciando nossa necessidade de Deus.
Quando cremos em Jesus, ele passa a viver dentro de nós. Assim como o pão entra dentro de nós e nos sustenta, Jesus entra em nossas vidas e nos dá uma vida nova. E o sustento que Jesus nos dá nunca acaba.
Pão que dá Vida Eterna
Jesus também comparou seu corpo com pão. Na cruz, ele deu seu corpo para nos salvar. Por causa desse sacrifício, podemos ter a vida eterna (João 6:50-51). O pão que nos alimenta fisicamente pode nos sustentar por pouco tempo, mas o "Pão" dado pelo sacrifício de Jesus nos dá vida para sempre.
Todos que recebem Jesus dentro de suas vidas recebem a vida eterna. Um dia Jesus nos ressuscitará e viveremos para sempre com ele! Jesus é o Pão da Vida porque somente Ele pode nos sustentar por toda a eternidade.
Veja aqui: o que significa "eu sou a ressurreição e a vida"?