A estátua do sonho de Nabucodonosor representava o futuro de quatro impérios, depois de seu reinado. Esses impérios provavelmente são o babilônico, o persa, o grego e o romano. Depois desses quatro impérios surgiria um reino diferente de todos eles, que encheria a terra.
Certa vez, Nabucodonosor, rei a Babilônia, teve um sonho que ninguém conseguia interpretar. Então o profeta Daniel orou e Deus lhe deu a interpretação. O sonho de Nabucodonosor era sobre uma grande estátua e era uma profecia sobre o futuro (Daniel 2:29-30).
No seu sonho, Nabucodonosor tinha visto uma grande estátua com:
- Cabeça de ouro
- Peito e braços de prata
- Ventre e quadris de bronze
- Pernas de ferro e pés de ferro e barro
Depois, uma pedra se soltou sem ajuda humana e atingiu os pés da estátua. Toda a estátua foi reduzida a pó mas a pedra cresceu e se tornou uma montanha que enchia a terra (Daniel 2:34-35).
Daniel explicou que a estátua simbolizava quatro reinos poderosos que viriam antes de Deus estabelecer um reino eterno:
O 1º império – a cabeça de ouro
O profeta Daniel revelou que o primeiro desses reinos era o império babilônico (Daniel 2:37-38). O ouro representa grande valor. Debaixo de Nabucodonosor, esse império tinha se tornado muito forte, unido e glorioso. Os outros impérios não teriam o mesmo esplendor.
Veja aqui a história de Nabucodonosor.
O 2º império – o peito de prata
Depois do império babilônico viria um império que seria um pouco inferior, representado pela prata (Daniel 2:39). Esse reino provavelmente era o império persa, que conquistou o império babilônico ainda durante a vida de Daniel.
O império persa surgiu da união entre dois povos: os medos e os persas. Mas os persas se tornaram mais fortes. Daniel teve algumas outras profecias que confirmam que o império persa era a segunda parte da estátua (Daniel 8:19-20).
Veja também a história de Daniel.
O 3º império – o tronco de bronze
O terceiro império seria de bronze, um material inferior à prata, mas dominaria sobre todo o mundo conhecido. Esse provavelmente foi o império grego, de Alexandre o Grande. Daniel teve outros sonhos que falam sobre o império do rei da Grécia (Daniel 8:21).
Alexandre o Grande foi rei sobre toda a Grécia e uniu os gregos para conquistar um vasto império. Ele destruiu o império persa e fez muitas conquistas, chegando até à fronteira da Índia! Mas, depois que morreu, seu império ruiu e ficou dividido em vários reinos.
O 4º império – as pernas de ferro
O quarto reino seria muito forte, como o ferro, e faria muita destruição. Mas os pés seriam de ferro misturado com barro, porque também teria fraquezas e teria divisões. Esse império também iria tentar fazer alianças com outros povos mas não criaria união (Daniel 2:40-43).
O império romano ficou conhecido por sua brutalidade ao conquistar outros povos. Nada podia resistir à força do exército romano! Mas, quanto mais se expandia, ficava com mais problemas e mais divisões internas. Essas divisões começaram desde cedo. Já no fim de seu tempo, o império romano estava muito fragmentado. O império romano provavelmente é o quarto império da estátua de Nabucodonosor.
O 5º império – a pedra
A pedra claramente significa Jesus e seu reino. O poder de Jesus destrói tudo que vem antes e seu reinado nunca acabará (Daniel 2:44). No entanto, existem algumas interpretações diferentes sobre o significado desse reino no sonho de Nabucodonosor:
A primeira vinda de Jesus
Se os pés da estátua de Nabucodonosor representam ainda o império romano, a chegada da pedra provavelmente significa a primeira vinda de Jesus ao mundo. Quando morreu e ressuscitou, Jesus trouxe a salvação ao mundo e nos deu acesso ao Reino de Deus. Quando Jesus voltar, o Reino de Deus dominará sobre tudo mas, por enquanto, esse reino existe nos corações de todos que crêem em Jesus. À medida que mais pessoas conhecem Jesus, o Reino se torna maior e está enchendo a terra.
Assim, a pedra pode representar a expansão do evangelho, que é mais poderosa que qualquer império físico e humano. Nenhum poder consegue resistir perante o poder de Jesus.
No entanto, essa teoria tem um problema: o império romano não ruiu logo que Jesus veio. O império já sofria com divisões e alianças forçadas mas ainda subsistiu mais alguns séculos.
A segunda vinda de Jesus
Outra teoria sugere que a pedra representa a segunda vinda de Jesus, no fim dos tempos. Quando ele voltar, Jesus vai instaurar um reino eterno, restabelecendo a justiça e o bem sobre tudo que existe. Todo poder do passado será destruído e somente Jesus reinará como soberano.
Segundo essa teoria, os pés de ferro e barro representam os países europeus que surgiram da queda do império romano. Esses países ainda representam o poder do império romano no mundo. O poder romano será totalmente destruído somente com a volta de Jesus.
O problema dessa teoria é que ignora todos os outros impérios que surgiram depois do império romano. Todos os impérios da estátua de Nabucodonosor tiveram influência direta sobre o território de Israel. Sendo assim, seria estranho deixar de fora, por exemplo, o império otomano, que não surgiu do império romano e que dominou Israel por séculos.
Nenhuma teoria é perfeita e é difícil afirmar com certeza qual é a interpretação certa. Mas o mais importante desse sonho é que o poder de Jesus é maior que todo poder na terra.