Fazer cirurgia plástica não é pecado, mas a motivação por trás pode ser errada. Cada crente deve seguir sua consciência sobre o assunto. Antes de decidir sobre fazer cirurgia plástica, é importante analisar seus motivos verdadeiros e os riscos de fazer.
A Bíblia não fala sobre fazer cirurgia plástica, mas fala sobre motivação (1 Coríntios 6:19-20). Quando a motivação é errada, fazer cirurgia plástica é errado.
Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de vocês mesmos?
Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo.
- 1 Coríntios 6:19-20
Muitas pessoas fazem cirurgia plástica por vaidade. Isso é errado. A beleza não dura e não deve ser o centro de sua vida. A verdadeira beleza vem de dentro (Provérbios 31:30; 1 Pedro 3:4). Sua autoestima não pode depender da beleza de seu corpo, que se desgasta.
A beleza é enganosa,
e a formosura é passageira;
mas a mulher que teme o Senhor
será elogiada.
- Provérbios 31:30
Ao contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranquilo, o que é de grande valor para Deus.
- 1 Pedro 3:4
Veja aqui: vaidade é pecado?
Também não é bom fazer cirurgia plástica por pressão. A cirurgia plástica não vai resolver seus problemas. Não importa o que as outras pessoas dizem. É você quem vai ter de viver com as consequências da cirurgia plástica, não as pessoas que pressionam você a fazer.
Mas nem toda a motivação para fazer cirurgia plástica é errada. Se você tem um problema físico que lhe impede de ter uma vida normal, não é errado fazer cirurgia plástica para consertar. Você não precisa viver em sofrimento. Existem outros motivos para fazer cirurgia plástica que não são errados, mas é importante analisar se convém (1 Coríntios 10:23).
Lembre-se: Deus ama você do jeito que você é. Deus vê seu coração (1 Samuel 16:7). Você pode ter características físicas que você não gosta; nenhuma cirurgia plástica pode consertar tudo. Aprenda a se amar como você é e ore a Deus sobre se deve fazer cirurgia plástica.
É pecado colocar silicone?
Colocar silicone não é pecado, mas a motivação por trás pode ser errada. Cada pessoa deve refletir sobre seus motivos e as possíveis consequências de um implante. Antes de colocar silicone, faça algumas perguntas:
- Por que quero colocar silicone? Por motivos médicos; para corrigir um defeito que lhe causa problemas? Esse é um bom motivo para colocar silicone. Por motivos estéticos? Cuidado, não fique muito preso à moda, ela muda. Para atrair atenção? Não faça, só vai atrair a atenção errada (Provérbios 31:30).
- É seguro? Todo o implante tem seus riscos. Alguns procedimentos são mais perigosos que outros. Se informe sobre o assunto antes de se submeter a uma cirurgia. Pense bem, vale mesmo a pena correr o risco?
- Tenho dinheiro? Organize suas prioridades. Você precisa pôr silicone? Se não precisa, não fique endividado por causa de um implante.
- Como me vai afetar? Colocar silicone vai diminuir atenção negativa por causa de um defeito físico, ou vai atrair muita má atenção? Tome cuidado para não exagerar.
- Vai causar escândalo? Fale com sua família antes de tomar uma decisão. Se vai causar problemas, talvez seja melhor não fazer (Romanos 14:16).
Não se esqueça: Deus ama você do jeito que você é. Sua autoestima precisa ser fundada em como Deus vê você, não na opinião de outras pessoas. Não deixe que as pessoas lhe pressionem. Quem vai viver com as consequências é você, não eles. Ore a Deus sobre o assunto antes de tomar uma decisão (1 Coríntios 6:20).