Sim, Deus existe e a Bíblia nos dá razões para acreditar nisso. Deus é real e podemos conhecê-lo pessoalmente. Precisamos de fé para acreditar em Deus mas nossa fé não precisa ser cega. Deus se revela à humanidade.
Uma coisa que todas as religiões têm em comum é sua crença no sobrenatural. Mas a diferença do Cristianismo é que acreditamos que Deus se revela a nós e procura estabelecer um relacionamento com cada pessoa. Ao longo da História, muitas pessoas passaram a crer em Deus ao analisarem a Bíblia, e se converteram, até mesmo intelectuais, cientistas e alguns ateus ferrenhos! Porquê? Porque há evidência e é forte.
Algumas evidências que encontramos na Bíblia para a existência de Deus são:
1. Deus revelado na criação
Nosso universo é incrível! Desde o movimento de galáxias à composição de átomos, tudo tem uma ordem. Cada coisa tem o seu lugar, a sua função. A complexidade, a beleza e o tamanho de nosso mundo são um testamento ao poder e à glória de Deus. A Bíblia diz que Deus se manifesta através da criação, de maneira que não temos desculpa para negar Sua existência (Romanos 1:20).
No mínimo, a compreensão de quão pouco sabemos sobre nosso mundo é uma razão para aceitar a possibilidade da existência de Deus. Se há tanta coisa que não conhecemos e com o qual nunca tivemos contato, será que uma pessoa pode dizer com certeza que Deus não existe somente porque nunca teve contato com Ele?
Veja aqui: quem é Deus Pai?
2. O anseio pela eternidade
Por que queremos tanto sobreviver? O instinto de sobrevivência orienta muitas de nossas ações mas não faz sentido em um mundo sem Deus. Se Deus não existe, então a eternidade também não existe. O universo surgiu do caos e vai acabar em destruição. Mesmo se conseguirmos viver biliões de anos, no fim, tudo será destruído. É impossível viver para sempre.
Mesmo assim, estamos obcecados com a eternidade. Cada ser vivo procura sobreviver e passar seus genes à próxima geração. E os seres humanos são as criaturas que mais fazem para sobreviver. Tentamos adiar a morte mais e mais, enchemos a terra com pessoas e procuramos desesperadamente reverter a morte! Porquê?
Porque, no fundo, todos nos revoltamos com a morte. Não é assim que o mundo devia ser. Todos queremos viver eternamente, apesar de, sem Deus, isso ser uma ideia ridícula. Mas a Bíblia diz que esse desejo vem de Deus (Eclesiastes 3:11). Ele é eterno e o dono de toda a vida. Somente através de Deus podemos viver para sempre. O anseio pela eternidade é o anseio por Deus.
Veja também: será que há vida após a morte?
3. A ressurreição de Jesus
Se Deus não existe, como pode Jesus ter ressuscitado? No entanto, centenas de pessoas afirmaram ter visto Jesus vivo, depois que morreu! - 1 Coríntios 15:3-7 E muitas dessas pessoas foram perseguidas, presas e até mortas por afirmarem que tinham visto Jesus ressuscitado mas não desmentiram.
Com sua ressurreição, Jesus provou que Deus existe e tem poder. Sem Deus, é impossível alguém ressuscitar. A morte não é reversível, especialmente três dias depois! Jesus é a grande prova que Deus existe.
4. Milagres acontecem
Sim, milagres acontecem. A Bíblia conta sobre muitos milagres que aconteceram ao longo da História, desde curas a multiplicação de comida (Mateus 11:4-6). No nome de Deus, coisas impossíveis têm acontecido!
E isso não aconteceu apenas no passado. Deus continua fazendo milagres até hoje. Pelo poder de Deus, pessoas são curadas, relacionamentos são restaurados, vícios são quebrados e vidas são transformadas. Há um Deus que faz o impossível acontecer.
Descubra aqui: Deus cura hoje?
5. Você pode conhecer Deus
Deus não fica distante da humanidade. Ele não se limita a nos dar provas de Sua existência no mundo à nossa volta. Ele nos dá a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente!
Se você quer mesmo saber se Deus existe, peça a Ele que Se revele a você. O resultado poderá lhe surpreender. Deus quer estabelecer um relacionamento com você, um a um. Essa é a melhor forma de descobrir se Deus existe (Hebreus 11:22).
Leia aqui: como Deus se revela ao ser humano?
Uma questão de fé
Existem muitas razões para crer que Deus existe mas, no fim, tudo depende disso mesmo: crer. Há pessoas que acreditam sem terem provas e há pessoas que se recusam a acreditar, mesmo diante de um monte de evidência sólida! Não somos assim tão racionais quanto gostamos de pensar.
Crer em Deus não é suicídio intelectual. Mas, mesmo diante de muita evidência, ainda temos de tomar um passo de fé. A certeza só vem pela fé (Hebreus 11:1). Sem fé, somente temos probabilidades.
A decisão é sua. Você pode viver crendo que Deus não existe, procurando outras explicações para a evidência, ou você pode crer em Deus e ter sua vida transformada por Ele (Hebreus 11:6). Analise tudo com cuidado e faça sua escolha.