A justiça é uma das características de Deus. A justiça de Deus está ligada à sua bondade e misericórdia (Salmos 116:5).
O Senhor é misericordioso e justo; o nosso Deus é compassivo.
- Salmo 116:5
Deus é justo porque sempre faz o que é certo. Deus nunca faz o mal. Deus sabe o que é certo e errado porque Ele sabe tudo e conhece toda a verdade. Sendo Todo-Poderoso, Deus poderia escolher fazer o que é errado mas Ele decide fazer o bem, porque Ele é justo (Salmos 33:4-5).
Pois a palavra do Senhor é verdadeira; ele é fiel em tudo o que faz. Ele ama a justiça e a retidão; a terra está cheia da bondade do Senhor.
- Salmo 33:4-5
Se Deus é justo, por que permite a injustiça?
Deus odeia a injustiça mas Ele nos dá liberdade para decidir o que queremos fazer. Nós não somos Seus “fantoches”. Deus nos ama e quer nosso amor. Amar é uma decisão; quem não tem poder para decidir não pode realmente amar.
Veja aqui mais sobre o livre-arbítrio.
Quem ama a Deus ama também a justiça, porque toda a justiça vem de Deus. A injustiça vem da falta de Deus na vida. Quem se afasta de Deus se afasta também da justiça.
Mas toda a injustiça tem consequências. O pecado é injustiça e traz morte e separação eterna de Deus. Isso é justo e certo; o bem merece recompensa e o mal merece castigo (Mateus 5:6). Deus não força ninguém a escolher o bem ou o mal mas Ele não deixa quem comete injustiça sair impune. Mais tarde ou mais cedo, a injustiça tem sempre castigo.
Descubra aqui: Deus castiga?
Se Deus é justo, por que perdoa?
Deus não é uma “máquina de justiça” insensível. Sua justiça está ligada à Sua misericórdia e amor. Ele nos ama e não quer ficar separado de nós para sempre. Mas, ao mesmo tempo, Ele defende a justiça e não vai permitir que façamos maldade sem sofrer as consequências. Deus não quebra Suas próprias regras de justiça.
Leia também: Deus criou o mal?
Deus não só faz o que é certo; Ele faz o que é melhor. Deus sabe que algumas pessoas se arrependem de fazer o que é errado e querem fazer o bem. Por isso, Ele encontrou uma forma de nos dar uma segunda chance: Deus veio à terra e levou o castigo que os nossos pecados merecem. Ele levou o nosso castigo. O preço da injustiça foi pago.
O sacrifício de Jesus é só para quem se arrepende (1 João 1:9). Deus só perdoa quem quer mudar de vida e fazer o que é justo e certo. Ele trabalha em nossos corações e nos ajuda a seguir a justiça. Mas quem quer continuar na injustiça receberá castigo, porque não ama nem respeita a justiça.
Leia mais: O que é a justiça de Deus?