Deus é “o Deus que Cura” (Êxodo 15:26). Não há limite para seu poder. Ele criou o mundo! Ele também pode curar doenças. Tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, temos vários casos de pessoas que foram curadas milagrosamente por Deus, como:
- Vários israelitas no deserto - curados de picadas de cobras - Números 21:8-9
- Ana - curada de infertilidade - 1 Samuel 1:19-20
- Naamã - curado de lepra - 2 Reis 5:14
- Ezequias - curado de uma úlcera mortal - 2 Reis 20:5-7
- O mendigo no templo - curado de paralisia - Atos dos Apóstolos 3:6-8
- O pai de Públio - curado de febre e disenteria - Atos dos Apóstolos 28:7-8
Durante seu ministério, Jesus curou muitos doentes, com todo tipo de problemas. Dezenas de pessoas foram curadas por ele. Assim ele cumpriu a profecia de Isaías 53:4, sobre o salvador que iria curar as enfermidades.
Jesus também deu aos seus discípulos o poder para curar. As curas e os milagres serviam para confirmar a mensagem do evangelho, mostrando que Jesus tem mesmo poder para salvar. Assim como Jesus pode curar uma doença, ele também tem poder para nos salvar do pecado e dar a vida eterna.
Deus ainda cura hoje em dia. Deus tem todo poder e Ele não muda. Ele pode fazer milagres e curar até doenças incuráveis, mesmo nos dias atuais. Mas Deus também sabe o que está fazendo quando não cura. A maior cura que Deus oferece é a cura da morte.
Leia aqui: o que a Bíblia diz sobre a doença? Por que há doença no mundo?
Deus ainda cura hoje em dia
Deus ainda cura milagrosamente! Não há nada na Bíblia que sugere que a cura era algo só para o tempo dos apóstolos. Deus gosta de nos abençoar de muitas maneiras e, às vezes, Ele abençoa com cura. Algumas pessoas até recebem o dom de cura, para a edificação da igreja (1 Coríntios 12:7-9).
Não há nenhuma fórmula mágica para receber a cura de Deus, mas é importante ter fé. A Bíblia recomenda que, quando uma pessoa está doente, deve chamar os líderes da igreja para orar por ela. A oração feita com fé pode curar (Tiago 5:14-15).
Veja também: o que a Bíblia diz sobre orar pelos enfermos?
Atenção! Deus também pode curar por meios naturais, como medicamentos, cirurgias ou outros tratamentos. Se você está doente, procure ajuda médica. Deus pode orientar os médicos para encontrarem a solução. Não despreze a medicina, que é uma grande bênção de Deus.
E quando Deus não cura?
Não podemos ignorar o fato que Deus nem sempre cura. E não é tão simples quanto falta de fé. Uma pessoa pode ter muita fé no poder de Deus, mas continuar doente.
O apóstolo Paulo tinha o dom de cura, mas não curava a todos. Deus não curou seu amigo Timóteo, que era como um filho para ele (1 Timóteo 5:23). Timóteo foi o líder da igreja de Éfeso, um grande homem de fé! O próprio Paulo teve uma doença, que teve de ser tratada na Galácia. Mas Deus usou essa doença para dar a Paulo a oportunidade de pregar aos gálatas (Gálatas 4:13).
Mesmo quando não cura, Deus está conosco, cuidando de nossa vida. Ele não nos abandona no sofrimento, mas nos ajuda a encontrar força para superar as dificuldades. Pode não parecer, mas Deus tem um plano e vai fazer o que é melhor.
Uma cura maior que a cura física
Nosso corpo não dura para sempre. Mais tarde ou mais cedo, todos vamos morrer. Podemos receber muita cura ao longo de nossa vida, mas no fim nada disso terá importância se nosso coração está doente com pecado.
Jesus veio para nos oferecer uma cura muito maior: a cura para o pecado, que gera a morte (Romanos 6:23). Pela fé e o arrependimento, podemos receber essa cura e ter a garantia da vida eterna! Um dia, não haverá mais doença nem dor, porque viveremos para sempre com Jesus no Céu.
Entenda: O que é um milagre segundo a Bíblia? Como acontece um milagre?