Sim, Deus ama o pecador. Deus ama todas as pessoas, porque todos fomos criados por Ele à Sua imagem e semelhança (Gênesis 1:27). Mas Deus odeia o mal e não tolera o pecado. Deus nos ama mas odeia o pecado que nos corrompe.
Cada pessoa é única, criada por Deus com amor e cuidado (Salmos 139:13-14). Todos refletem um pouco da glória de Deus porque todos são criados à Sua imagem e semelhança. Deus ama cada pessoa porque cada pessoa é Sua criação.
Mas Deus detesta o pecado (Isaías 61:8). O pecado corrompe e destrói a criação de Deus, causando, sofrimento e desgraça. O pecado nos separa de Deus, porque nada manchado pelo pecado pode entrar na presença de Deus, que é perfeitamente puro.
Veja aqui: quais são as consequências do pecado?
Todos pecamos. Não há ninguém completamente puro (Romanos 3:23). O pecado ganha raízes e nos corrompe, afetando nossas atitudes, ações, emoções e palavras. Todos somos pecadores.
Deus odeia nosso lado corrompido pelo pecado (Salmos 11:5). Por causa de Sua justiça, Deus exige que o pecado seja castigado. O pecador merece o castigo e a ira de Deus, porque escolheu pecar. Mas, escondido e manchado por muito pecado, ainda há uma pessoa criada à imagem de Deus, que Deus ama.
Deus ignora o pecado porque ama o pecador?
Não, Deus não vai ignorar o pecado para salvar o pecador. Isso seria injusto e assim ninguém teria razão para parar de pecar. Todo pecado tem de receber o castigo justo. Mas Deus não fica feliz por castigar ninguém. Por isso, Ele decidiu levar o castigo (Romanos 5:6-8).
Deus veio à terra como um homem – Jesus. Durante sua vida, Jesus nunca pecou. Ele se ofereceu para tomar nosso lugar e morreu na cruz por nossos pecados. Quando alguém se arrepende de seus pecados e aceita Jesus como seu salvador, espiritualmente essa pessoa morre na cruz e ressuscita com Jesus(Romanos 6:2-4). Agora a pessoa tem uma segunda vida, uma segunda oportunidade.
Veja também: o que é arrependimento?
Isso não significa que quem é salvo nunca peca. Enquanto ainda vivemos neste mundo imperfeito, ainda vamos falhar e cometer pecados. Mas agora Jesus mora dentro de cada pessoa salva. Jesus é perfeito e nos ajuda a lutar contra o pecado. Ao longo de nossas vidas, ele nos limpa do pecado e ajuda a mostrar mais da glória de Deus. Isso se chama santificação.
Ser salvo por Jesus não significa que o pecado não importa. Deus ainda fica irado com o pecado. Quem conhece a salvação e continua a pecar, sem se arrepender, goza com o sacrifício de Jesus e receberá castigo (Hebreus 10:29-31).