A Bíblia não diz nada sobre hipnose, por isso é uma questão de consciência individual. Dependendo da situação, a hipnose poderá ser boa ou má. Não existe muita informação científica sólida sobre a hipnose.
O que é hipnose?
Hipnose é um estado de consciência alterada, em que a pessoa está muito aberta a sugestão. Normalmente, cria um estado de relaxamento, ignorando o ambiente à sua volta. A hipnose é parecida com o sono ou momentos de distração, que acontecem naturalmente no cotidiano. Mas na hipnose esse estado de pensamento é induzido de forma deliberada, para atingir algum objetivo.
Veja também: um cristão pode fazer acupuntura?
A hipnose está ligada ao ocultismo?
Depende do praticante. Algumas religiões e grupos esotéricos têm práticas parecidas com hipnotismo. Nessas situações, o hipnotismo é usado por motivos espirituais, para se ligar com “divindades” ou ficar “iluminado”. O hipnotismo associado a outras religiões ou coisas místicas é perigoso, abrindo a pessoa a influência demoníaca. Falsas religiões podem ser usadas pelo diabo, que é o pai da mentira (João 8:44).
Outro uso muito comum da hipnose é para entretenimento. Alguns artistas hipnotizam membros do público em seus espetáculos. Esse uso da hipnose não é bom, porque muitas vezes a pessoa hipnotizada faz coisas que envergonham (1 Pedro 1:13-14). A hipnose é uma coisa séria, que não deve ser usada como brincadeira. Algumas pessoas já se machucaram em espetáculos de hipnose.
A hipnose também é usada em algumas situações como terapia, sem ligação espiritual. Alguns psicólogos recomendam a hipnose para ajudar os pacientes a superar problemas emocionais ou psicológicos. Algumas experiências também sugerem que a hipnose pode ajudar em tratamentos médicos. As respostas aos tratamentos têm sido variados e muitos pacientes não se lembram do que aconteceu, por isso é difícil avaliar sua eficácia.
Veja aqui: um cristão pode ir no psicólogo?
Será que devo fazer hipnose?
A Bíblia não dá uma resposta definitiva a essa pergunta mas antes de tomar uma decisão é bom fazer algumas perguntas:
- Qual é o objetivo? A única razão válida para fazer hipnose é para tratamento da saúde. O crente não deve se envolver em práticas ocultas ou de outras religiões (Deuteronômio 18:10-12), e não é sensato se submeter a hipnose para entretenimento.
- Quem vai fazer? Se você decide fazer hipnose, é muito importante ter um ambiente seguro. Não é bom ser hipnotizado por alguém com ligações ao ocultismo nem por uma pessoa de caráter duvidoso. Visto que você poderá não se lembrar do que aconteceu, é bom ter uma pessoa de confiança na sala ou ter a sessão gravada, para impedir abusos.
- Minha consciência permite? Se sua consciência lhe disser que é errado, não faça! - Romanos 14:12
Atenção! Se você fizer hipnose, é importante analisar o que aconteceu à luz da Bíblia. Se você descobrir que absorveu alguma mentira, rejeite no nome de Jesus. Guarde apenas o que é bom (1 Tessalonicenses 5:21-22).