A melhor maneira de estudar a Bíblia é lendo regularmente e com atenção. Antes de começar o estudo, tente se afastar de distrações e ore a Deus por entendimento. Procure seguir Sua direção.
Um bom método de estudo é:
- Ler o texto – tente ler sem ideias já formadas. É bom fazer primeiro uma leitura geral, para apanhar o sentido do texto. Depois, procure o significado de palavras ou expressões que você não entende. O que o texto diz? Você compreendeu o que leu? Se você tivesse que dar um relato do texto por suas palavras, como seria? Procure o sentido literal do texto, deixe as interpretações para mais tarde.
- Entender o contexto – para entender bem o texto é preciso entender seu contexto maior. Por exemplo, 2 Timóteo 4:9 sozinho não tem sentido algum. Quem deve ir ao encontro de quem? Porquê? Quando foi isso? É uma citação, uma carta, um poema? Pergunte: qual é o propósito do autor do texto? Não é como você acha que esse texto pode ser usado, mas o que o autor estava tentando dizer.
- Aplicar à sua realidade – só aqui vem a parte da interpretação. A Bíblia foi escrita há muitos anos; como posso aplicar essa lição hoje? O que aprendi? O que Deus quer me dizer? Como posso usar isso em minha vida diária? É bom orar e deixar Deus falar nessa parte.
Veja aqui: como ler a Bíblia? - Planos de leitura e dicas importantes.
Que tradução devo usar
É bom usar uma tradução na língua em que você se sente mais confortável. Se você quer um texto mais simples, que dá para entender bem, escolha uma tradução mais moderna, com linguagem atualizada. Se você quer uma versão mais poética ou mais próxima do texto original, escolha uma tradução mais antiga ou mais literal. Cada tradução tem seus pontos fortes e fracos, mas a mensagem da Bíblia é sempre a mesma.
Que outros materiais preciso
Para estudar a Bíblia, basta ter uma Bíblia! Mas há muitos outros recursos que podem ajudar no seu estudo:
- Bíblias de estudo – normalmente têm estudos com um tema específico (jovens, liderança, fatos históricos...). São úteis para entender e aplicar a Palavra.
- Livros de meditações e estudos – têm pensamentos sobre partes da Bíblia e são bons para momentos de reflexão. Ajudam a criar o hábito de estudar a Bíblia.
- Dicionários, enciclopédias, mapas bíblicos – dão uma visão do contexto maior da Bíblia: a História, a cultura, a língua... Clarificam coisas que na nossa cultura são diferentes.
- Filmes, teatros e recursos on-line – ajudam a entender melhor a história, dando vida às palavras da Bíblia. São bons para quem acha difícil ler ou prefere ver e ouvir.
- Papel, canetas, lápis – se você gosta de escrever ou desenhar, pode usar em seu estudo. Isso ajuda a organizar o pensamento.
Cada pessoa tem seu jeito de estudar. Experimente com métodos diferentes até encontrar o que funciona melhor para você. Para ter uma visão diferente, mude de método. O importante é deixar Deus falar com você através da Bíblia.