O batismo nas águas é um ritual em que uma pessoa convertida é baixada para dentro de água e levantada. É uma declaração pública que essa pessoa crê em Jesus e agora faz parte da igreja. O batismo nas águas não é essencial para a salvação mas é uma ordenança de Jesus.
Quem pode ser batizado nas águas?
Qualquer pessoa salva pode e deve ser batizada. Uma pessoa é salva quando se arrepende de seus pecados, aceitando Jesus como seu salvador, pela fé (Romanos 10:9-10). Arrependimento é reconhecer seus pecados e decidir mudar de vida. Aceitar Jesus como salvador é acreditar e aceitar que Jesus levou o castigo que você merece por seus pecados na cruz, dedicando sua vida a ele em gratidão.
Quem não é salvo não deve ser batizado porque o batismo nas águas representa um compromisso sério com Jesus. Mas quando alguém é salvo, deve ser batizado. O batismo nas águas mostra que a pessoa tem um compromisso sério com Jesus. Muitas igrejas temem aceitar pessoas não batizadas como membros porque ainda não mostraram esse compromisso.
Veja aqui: o que diz a Bíblia sobre o batismo de bebês?
Como é a cerimônia de batismo?
A Bíblia não dá nenhuma fórmula exata para realizar o batismo nas águas. O mais importante é deixar claro que a pessoa está sendo batizada porque crê em Jesus. Os batismos realizados na Bíblia não estão descritos em grande detalhe mas existem alguns elementos que normalmente aparecem:
- A pessoa que quer ser batizada – um batismo só acontece quando há alguém que expressa o desejo de ser batizado – Atos dos Apóstolos 8:36
- A pessoa que batiza – deve ser crente; quem discipula pode batizar (Mateus 28:19-20); normalmente uma ou duas pessoas batizam o novo crente
- Uma declaração de fé – só deve ser batizado quem confessa Jesus como seu salvador, por isso normalmente se pede que a pessoa declare sua fé antes de ser batizada – Atos dos Apóstolos 8:37-38
- Água – a água representa a purificação dos pecados; não é preciso nenhuma água especial para ser batizado
- O ato do batismo – a pessoa é batizada no nome de Jesus, sendo submersa na água e levantada; muitas pessoas que batizam usam a fórmula: “no nome do Pai, do Filho e dos Espírito Santo” - leia aqui: o batismo deve ser feito em nome de quem?
O batismo por imersão era a forma mais frequente de batizar na Bíblia. Outras formas de batizar, como a aspersão, podem ter acontecido, mas o batismo por imersão tem um significado mais completo.
Veja também: o batismo deve ser por imersão?
Quando a pessoa entra na água, representa sua identificação com a morte de Jesus. Assim como Jesus morreu na cruz, essa pessoa também morreu para o pecado. Quando é levantada, representa sua identificação com a ressurreição de Jesus (Romanos 6:3-5). Assim como Jesus ressuscitou, essa pessoa agora tem uma vida nova, dedicada a Deus, e um dia ressuscitará para a vida eterna.