A chuva serôdia pode ser definida como uma chuva de primavera, assim como a chuva temporã está relacionada ao período do outono. Ambas as chuvas fazem parte do planejamento agrícola no Oriente Médio, onde chove pouco.
Tanto a chuva temporã quanto a chuva serôdia são citadas na Bíblia. Em algumas traduções essas chuvas são chamadas de "chuva mansa e chuva forte", "chuva de outono e chuva de primavera" ou “as primeiras e as últimas chuvas”.
Nessas regiões, a terra é semeada no período da chuva temporã - outono - com o objetivo de germinar as sementes. Na época da primavera surge a chuva serôdia, que fortalece as plantações e prepara a terra para a colheita (Deuteronômio 11:14).
Um dos versículos mais conhecidos com o uso dessa referência é Joel 2:23: "Alegrai-vos, pois, filhos de Sião, regozijai-vos no SENHOR, vosso Deus, porque ele vos dará em justa medida a chuva; fará descer, como outrora, a chuva temporã e a serôdia" (Versão ARA).
O que significa na Bíblia Chuva Serôdia e Chuva Temporã?
Este ciclo climático pode ser interpretado de algumas maneiras na Bíblia. Nada acontece sem a permissão de Deus (Mateus 10:29-30). Tanto a chuva temporã quanto a serôdia é uma forma de apontar como Deus é fiel e age no tempo certo de todas as coisas (Oseias 6:3).
Biblicamente, essas chuvas podem ser interpretadas como fases do tempo, temporã: o que vem primeiro. E serôdia: o que surge depois. Como na passagem de Tiago 5:7-8, em que Apóstolo utiliza esta expressão para falar a respeito da volta de Jesus.
Nesta mesma linha, a maioria dos estudiosos interpretam a chuva serôdia citada na profecia de Joel 2:23, com o derramar do Espírito Santo ocorrido no dia Pentecostes, no Novo Testamento (Atos dos Apóstolos 2:1-4).
Veja: O que é o dia de Pentecostes? Qual é seu significado?
Movimento Pentecostal Chuva Serôdia
Através de uma interpretação totalmente equivocada da profecia de Joel 2, surgiu um movimento pentecostal chamado Latter Rain Movement ou Movimento Chuva Serôdia. Este grupo herético que surgiu em 1948 em Saskatchewan, no Canadá.
Eles alegavam que o derramar do Espirito Santo - em Atos dos Apóstolos - foi uma "chuva temporã" e que haveria um derramar superior ao dia de Pentecostes, chamado de "chuva serôdia". Junto com esta interpretação errônea, havia uma série de práticas extra-bíblicas. Esta falsa doutrina foi muito difundida no inicio do movimento pentecostal.
Saiba: 4 Heresias mais perigosas da atualidade.
Apesar das denominações pentecostais - como as Assembleias de Deus - considerarem esta interpretação uma heresia (desde 1949), adventistas do 7º dia e algumas igrejas neo-pentecostais tem replicado certas práticas desta antiga seita.
Movimentos como a Bênção de Toronto "unção do caí caí" e a unção do "riso santo" são indícios que certas práticas do movimento chuva serôdia ainda subsistem no meio evangélico. Por isso, devemos sempre examinar as Escrituras para não cairmos no engano (Atos dos Apóstolos 17:11).