O chamado de Deus é o plano que Ele tem para cada pessoa e que Ele nos convida a seguir. Há um chamado de Deus que é universal e há chamados individuais. Todos precisamos atender ao chamado de Deus.
Um chamado é uma vocação ou uma orientação. O chamado acontece quando sentimos que algo nos chama para seguir um certo caminho em nossa vida.
O chamado de Deus para todos
Todos temos um chamado de Deus! Todos somos chamados a adorar a Deus e, enquanto estamos longe dele, nunca nos sentimos completos. Nosso grande chamado é para ter um relacionamento com Deus. Somente quando atendemos ao chamado de Deus e nos voltamos para Ele, arrependendo-nos de nossos pecados, encontramos o verdadeiro sentido para nossa vida (Efésios 1:18-19).
O chamado de Deus é para todas as pessoas mas nem todos aceitam (Mateus 22:14). Mas para aqueles que ouvem o chamado e seguem a Jesus, Deus dá uma vida nova.
O chamado de Deus também tem um lado prático: quem é salvo é chamado para obedecer a Deus e fazer boas obras. Essa é nossa vocação: fazer a vontade de Deus (Efésios 4:1-4). Quando nos aproximamos de Deus, aprofundando nosso relacionamento com Ele e obedecendo a Seus mandamentos, encontramos a paz e o significado que procuramos.
Veja também: por que Deus nos criou?
O chamado individual
Além do grande chamado para amar e obedecer a Deus, algumas pessoas também recebem um chamado mais específico. Esse chamado pode ser para fazer determinado trabalho, assumir um ministério ou ir para algum lugar (Atos dos Apóstolos 13:2).
Deus tem um plano para cada vida. Mesmo quando não recebemos um chamado muito claro, sabemos que Deus está no controle e está nos guiando. Quando procuramos seguir o chamado universal de Deus e buscamos Sua vontade, Ele guia nossa vida.
Chamados que não vêm de Deus
Nem todo chamado vem de Deus. As tentações nos chamam para o pecado. Por isso, precisamos aprender a distinguir entre o chamado de Deus e o chamado de nossos desejos errados, que levam ao pecado.
O chamado de Deus traz paz ao coração mas chamados errados trazem problemas de consciência. Esses chamados podem parecer bons de início mas qualquer coisa não dá paz. O chamado de Deus é sempre melhor.