Canaã é a terra que Deus prometeu aos israelitas como sua herança. Quando os israelitas conquistaram Canaã, essa região passou a ser chamada de Israel. Os habitantes de Canaã, que estavam lá antes dos israelitas, eram chamados de cananeus.
A região de Canaã ficava no Oriente Médio, entre o rio Jordão o mar Mediterrâneo. Essa era uma região fértil, com bons acessos por terra e pelo mar. Vários povos moravam em Canaã e disputavam o controle da região – os hititas, jebuseus, amorreus, heveus, entre outros. O termo geral para todos esses povos era cananeus.
Apesar de Canaã ser um lugar muito bom para morar, os cananeus eram conhecidos por sua idolatria, que envolvia práticas repugnantes como sacrifício de crianças, e por cometer muitos pecados. Por isso, Deus decretou a destruição desses povos e entregou a terra a Seu povo escolhido (Gênesis 15:14-16).
Canaã – a terra prometida
Quando Deus chamou Abraão, Ele lhe disse para sair do lugar onde morava. Deus prometeu dar outra terra a Abraão como herança e muitos descendentes para encher essa terra. Abraão obedeceu e saiu, sem conhecer seu destino final.
Abraão chegou na região de Canaã e Deus lhe contou que essa seria sua herança (Gênesis 17:6-8). Mas durante toda sua vida, Abraão viveu como estrangeiro em Canaã. O mesmo aconteceu com seu filho Isaque e seu neto Jacó. Mas Deus tinha prometido essa terra a Abraão e iria cumprir sua promessa.
Veja aqui a história de Abraão.
A conquista de Canaã
Somente 400 anos depois, quando os descendentes de Abraão se tinham tornado um povo muito grande, é que eles conquistaram Canaã! Antes disso, os israelitas tinham sido escravizados no Egito, precisaram ser libertos e passaram 40 anos no deserto debaixo da liderança de Moisés.
Josué, o sucessor de Moisés, liderou a conquista de Canaã. Em uma campanha que durou alguns anos, Josué e o povo de Israel conquistaram vários povos e várias cidades importantes em Canaã. Os israelitas mataram muitos povos cananeus e se tornaram poderosos em Canaã.
Veja também a história de Josué.
No entanto, a conquista de Canaã não foi completa. Os israelitas não expulsaram todos os povos cananeus e tiveram grande dificuldade em conquistar certas regiões (Juízes 3:4-5). Ao longo de alguns séculos, os israelitas tiveram conflitos com outros povos cananeus e várias vezes foram subjugados por eles. O país de Israel somente ficou mais unido e sólido com os reinados de Saul, Davi e Salomão.
A importância de Canaã na Bíblia
Canaã era um lugar de grandes promessas para os israelitas mas também era um lugar de grandes desafios. Canaã era uma região fértil e boa para viver, com muitas vantagens. Deus deu uma grande bênção ao povo de Israel.
Por outro lado, a conquista de Canaã não foi fácil. Os obstáculos pareciam demasiado grandes para superar. Sozinhos, os israelitas nunca teriam conquistado Canaã. A conquista pôs à prova sua fé em Deus.
Canaã também oferecia várias tentações ao povo de Deus. Em vez de eliminarem todo o mal de Canaã, muitos israelitas adotaram as práticas ruins dos povos cananeus (Juízes 2:18-19). Somente quando se arrependiam e se voltavam para Deus é que os israelitas tinham vitória sobre os inimigos em Canaã.