O bode expiatório era um bode usado no Antigo Testamento para levar simbolicamente os pecados do povo de Israel para longe. Isso acontecia uma vez por ano, no Dia da Expiação. O bode expiatório representava a salvação em Jesus.
Depois que tirou o povo do Egito, Deus deu a Israel várias regras sobre festas e rituais que deveriam ser feitas para representar a purificação dos pecados e a dedicação a Deus. Uma das festas solenes do ano era o Dia da Expiação. Nesse dia todo o povo se reunia para confessar os pecados e receber o perdão de Deus.
No Dia da Expiação, além de outras ofertas, o povo deveria trazer dois bodes para o templo. O sumo sacerdote lançava sortes e um dos bodes era sacrificado como oferta por todos os pecados do povo (Levítico 16:7-9). O sangue desse bode era levado diante de Deus e servia como substituto, levando o castigo que as pessoas mereciam pelo pecado (a morte).
O segundo bode era o bode expiatório. Depois de sacrificar o primeiro bode, o sumo sacerdote colocava as mãos sobre a cabeça do bode expiatório e confessava os pecados do povo. Assim, ele simbolicamente transferia os pecados para o bode, que depois era levado para o deserto. O bode era solto em um lugar longe e solitário, representando como Deus afastava os pecados do povo com seu perdão (Levítico 16:21-22).
Veja também: o que é a propiciação e expiação dos pecados?
O que simbolizava o bode expiatório?
O bode expiatório era um sinal daquilo que Jesus iria fazer. Nenhum animal poderia afastar os pecados de verdade, apenas apontavam para aquele que podia (Hebreus 10:1). Na cruz, Jesus levou nossos pecados e trouxe o perdão de Deus.
Assim como o primeiro bode era sacrificado no lugar dos israelitas, Jesus morreu na cruz em nosso lugar. Ele levou o castigo que todos nós merecemos, por causa do pecado. Mas Jesus fez mais que isso.
Jesus se tornou nosso bode expiatório. Ele levou nossos pecados e a maldição que eles trazem (Isaías 53:6; 1 Pedro 2:24). Quando alguém se arrepende, reconhecendo que é pecador, e crê em Jesus, seus pecados são afastados por Jesus. Deus não os leva mais em conta, porque Jesus já afastou os pecados na cruz!