A bênção apostólica é a saudação de 2 Coríntios 13:14, que é usada em várias igrejas para abençoar a congregação no fim da reunião. Não existe nenhuma regra que manda dar a bênção apostólica mas também não existe nenhuma regra que proíbe.
A saudação no fim da segunda carta aos Coríntios é muito usada em várias igrejas porque pede a benção de Deus sobre toda a igreja. Essa saudação também fala de cada parte da Trindade: Deus Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo. A passagem provavelmente ficou conhecida como a “bênção apostólica” porque foi escrita pelo apóstolo Paulo.
A bênção apostólica mostra que a verdadeira bênção é ter Deus no coração. A graça de Jesus limpa do pecado e dá força para viver de maneira correta. O amor de Deus tira a culpa e o medo de castigo (1 João 4:18). A comunhão do Espírito Santo nos une a Deus e a todos os crentes no mundo.
Veja aqui: o que é a salvação pela graça?
Deve-se usar a bênção apostólica na igreja?
Dar a bênção apostólica no final da reunião da igreja não é uma ordenança da Bíblia. Logo, não é obrigatório, mas também não existe nada proibindo. Cada igreja pode fazer como achar melhor em relação à bênção apostólica.
A bênção apostólica é apenas uma saudação no fim de uma carta, pedindo a bênção de Deus sobre os leitores. Não era uma bênção oficial usada nas reuniões da igreja primitiva. Era costume entre os cristãos abençoar os irmãos em Cristo mas não havia nenhuma fórmula exata para dar a bênção (1 Pedro 5:14).
Veja também: como era a igreja primitiva?
Quem pode dar a bênção apostólica?
Não existe nenhuma regra na Bíblia sobre quem pode ou não pode dar a bênção apostólica. Muitas vezes na Bíblia alguém com autoridade abençoava quem estava debaixo dele (Hebreus 7:6-7). No entanto, não há nenhuma regra que proíbe outros crentes de darem a bênção.