O avivamento bíblico é quando as pessoas buscam a Deus com mais força de vontade, se entregam a Ele novamente e suas vidas são transformadas, tanto individualmente quanto em grupo.
No âmbito cristão, o avivamento significa um renovo da fé em Deus por parte de uma ou mais pessoas, impulsionado pelo louvor, pela oração e pela pregação da Palavra. Após um avivamento, uma pessoa que antes poderia estar com sua fé abalada, renova seu entusiasmo e convicção em Deus.
É importante ressaltar que o avivamento não é apenas um evento isolado, mas um processo contínuo de busca por Deus e transformação espiritual. Pode ser desencadeado por várias razões, como pregações impactantes, superação de crise pessoal, experiências de cura ou até mesmo a ação do Espírito Santo no culto.
Qual a pré-condição para o avivamento
A pré-condição para o avivamento é o coração aberto e receptivo às ações do Espírito Santo. Tudo começa sempre com a vontade de Deus. Não podemos forçar Deus a trazer um avivamento em nossas vidas, mas podemos nos preparar para sermos avivados por Deus.
O avivamento é algo que não pode ser alcançado apenas por esforço humano, mas sim por meio da graça de Deus e da nossa abertura e resposta à Sua obra em nós.
Um avivamento é algo que acontece de dentro para fora. Quando o avivamento acontece, o Espírito Santo toca os corações das pessoas de maneira especial. Essa transformação do coração se reflete nas vidas e nas ações, com uma maior dedicação às coisas de Deus, como a evangelização, a justiça e o amor ao próximo (Atos 4:31-33).
Veja também: como ter um relacionamento com Deus.
O efeito de um avivamento é contagioso. A mudança na vida das pessoas é visível e atrai mais pessoas. Por isso, um avivamento é um tempo de grande oportunidade para espalhar o Evangelho.
Grandes avivamentos na Bíblia
A palavra avivamento não aparece na Bíblia, mas existem algumas passagens bíblicas que contam sobre grandes avivamentos:
- A decisão do rei Asa em dedicar o país de Judá a Deus: 2 Crônicas 15:8
- O arrependimento do povo de Nínive, com a pregação de Jonas: Jonas 3:4-5
- A celebração da Páscoa no reinado de Ezequias: 2 Crônicas 30:21-23
- O arrependimento e a renovação da aliança com Deus, durante o governo de Neemias: Neemias 8:10-12
- O dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu sobre os discípulos: Atos dos Apóstolos 2:2-4
Em todos esses casos, o avivamento gerou uma mudança de comportamento e uma transformação na vida das pessoas. Aqueles que foram avivados se dedicaram a Deus, abandonaram o pecado, louvavam com grande fervor, sentiam a presença de Deus e ficavam cheios de coragem para seguir as ordens de Deus! Esses são alguns dos sinais principais de um avivamento.
Veja aqui: o que é o dia Pentecostes (e seu significado).