Abner foi o comandante do exército de Israel, que serviu o rei Saul. Ele era um grande guerreiro e tinha muita influência política em Israel. No fim de sua vida, Abner apoiou Davi como rei e ajudou-o a estabelecer seu reinado.
Abner e Saul
Abner era parente de Saul e o general de seu exército (1 Samuel 14:50-51). Foi Abner que apresentou Davi ao rei Saul depois que ele derrotou o gigante Golias. A partir desse dia, Davi se tornou um guerreiro famoso no exército de Abner.
Quando Davi fugiu do rei Saul, que estava com inveja e queria matá-lo, ele juntou seu próprio exército e Saul o perseguiu. Uma noite, Saul acampou e adormeceu junto de Abner e seus soldados. Davi conseguiu entrar no acampamento e se aproximar da Saul mas foi embora sem o matar.
Davi repreendeu Abner por sua falta de atenção. Abner e seus soldados deveriam ter montado uma guarda, protegendo a vida de seu rei, como todo exército faz (1 Samuel 26:14-16). Mas Abner e todo o exército tinham sido dominados pelo sono!
Veja aqui a história de Davi.
Abner e Is-Bosete
Algum tempo depois, o exército de Saul entrou em batalha com os filisteus. Abner e seus soldados sofreram uma grande derrota e Saul foi morto. A tribo de Judá declarou Davi como rei mas Abner levou Is-Bosete, o filho de Saul, e o proclamou rei sobre o resto de Israel (2 Samuel 2:8-10). Isso gerou uma guerra entre os dois lados.
Veja também: quem eram os filisteus?
O exército de Abner se reuniu para enfrentar o exército de Davi. Quando se encontraram, Abner falou com Joabe, o comandante do exército de Davi, e sugeriu uma luta entre os melhores soldados de cada lado. Joabe concordou e 12 soldados de cada lado lutaram uns contra os outros. Não houve nenhum vencedor porque todos morreram (2 Samuel 2:14-16). Então seguiu uma batalha muito violenta e o exército de Abner foi derrotado.
Abner e seus soldados se retiraram, perseguidos pelos soldados de Davi. Durante a fuga, Asael, irmão de Joabe, alcançou Abner e quis lutar com ele. Abner matou Asael e conseguiu escapar (2 Samuel 2:22-23). Antes de Joabe descobrir que seu irmão estava morto, Abner convenceu-o a parar a perseguição e todos voltaram para casa.
Abner e Davi
Abner se tornou muito poderoso e até o rei Is-Bosete o temia. Mas um dia Is-Bosete acusou Abner de ter dormido com uma das concubinas de Saul. Abner ficou muito zangado com a acusação e decidiu apoiar o rei Davi. Ele enviou mensageiros a Davi, oferecendo sua lealdade, e falou com os líderes das tribos a favor de Davi (2 Samuel 3:12).
Abner se apresentou a Davi com a notícia que tinha conseguido o apoio de todo Israel! Mas Joabe não ficou contente. Além de ter matado o seu irmão, agora Abner poderia roubar seu lugar como comandante do exército. Por isso, Joabe chamou Abner para uma conversa privada e o matou (2 Samuel 3:26-27). Davi e todos que ouviram sobre isso ficaram chocados, porque Abner era um aliado muito importante.
Depois da morte de Abner, o reinado de Is-Bosete ruiu e Davi foi proclamado rei sobre todo Israel. Embora tivesse sido assassinado, o apoio de Abner foi essencial para estabelecer Davi como rei.