O batismo faz parte de uma ordenança de Jesus para que todo aquele que crer Nele, desejando segui-Lo, que deve também ser batizado. Depois de ressuscitado e antes de ascender aos Céus, Jesus Cristo comissionou aos Seus discípulos:
“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28:19).
Logo, todo aquele que crer e se arrepende de seus pecados, deve também entender que o batismo faz parte do processo.
O que é o batismo?
O batismo é um ato público de testemunho do cristão, que ao ser imerso em água exemplifica que, em Cristo, está morrendo a sua “velha vida”, e a partir daí, nascerá uma nova criatura, se dará um “novo começo” com Deus. O batismo cristão é uma demonstração externa de arrependimento dos pecados e da fé em Jesus Cristo. Assim, expressam humildemente sua submissão aos ensinamentos dados pelo Senhor.
Ao se batizar, o cristão obedece à ordenança de Jesus (Mateus 28:19), porém o batismo por si só não salva. É pela Graça, mediante a fé em Jesus Cristo que alguém pode se salvar (Romanos 10:9-10).
Desde o princípio da Igreja (do início do Cristianismo) as pessoas quando ouviam e aceitavam o Evangelho, tomavam a decisão de se batizar em obediência ao que foi ordenado por Jesus Cristo.
Ao lermos em Atos dos Apóstolos 16:14-15 e Atos dos Apóstolos 2:41 percebemos uma conexão do batismo com a salvação, pois os personagens desses versículos, ouviram a mensagem, creram, se arrependeram e, foram batizados.
Há que ressaltar sobre o batismo de João Batista. O batismo dele era de arrependimento, um convite a se arrepender e converter, voltar para Deus (Marcos 1:4; Lucas 3:3). João estava preparando o caminho para que as pessoas se voltassem para a fé, na Palavra do Messias (Mateus 3:2).
Ao se batizar, a pessoa reconhece que Jesus é o Filho de Deus, o Salvador e passa a fazer parte da grande família de Deus. Está ligado desde então à comunidade de irmãos cristãos, que se unem no amor e na fé em Jesus Cristo. aquele crê pela fé que os pecados estão perdoados na crucificação de Cristo e deseja testemunhar isso publicamente.
O próprio Jesus foi batizado por João Batista, mesmo não havendo pecado algum nele. Fez isso, resumidamente, para nos dar o exemplo da importância do arrependimento, para se cumprir toda a justiça e dar inicio ao Seu ministério (Mateus 3:13-15).
Saiba mais sobre o que a Bíblia diz sobre o batismo
Quem pode batizar?
Qualquer pessoa que se arrependa, tem consciência que pecou e decide que quer mudar, aceitando o sacrifício de Cristo na cruz por ela.
Observamos em Atos dos Apóstolos 8:30-39 como foi o primeiro batismo cristão. Aqui há um procedimento para o batismo, pois era ensinado a quem se convertia que não deveria demorar para se batizar, quando decidisse por Jesus.
Então, quando uma pessoa tem o esclarecimento sobre o batismo, sobre a obra de Jesus na cruz, crer de todo coração, como foi caso do etíope (Atos dos Apóstolos 8:36-37), ela está pronta para ser batizada.
Não há informações bíblicas acerca de crianças serem batizadas.
Por que se batizar?
O batismo é um ato de fé e a fé leva à ação. Ao se batizar, o cristão prova que crê em Jesus e quer segui-Lo. É uma demonstração de compromisso com Cristo.
Em Romanos 6:3-4, o apóstolo Paulo traz ensinamentos de como viver a “nova vida”, pois ele fala da morte da “velha vida” exemplificando da pessoa querer viver como deseja, pela sua própria vontade. Ao se batizar, a pessoa não fica isenta das tentações que possam ocorrer, entretanto, como lemos em Hebreus 4:15-16, podem ser superadas.
Então, todos os cristão devem desejar ser batizados. Além de um ato de obediência, é uma prova de amor a Jesus.
O batismo, portanto, é uma espécie de identificação com Jesus, um testemunho de fé mas que demonstra o tipo de fé que o crente tem.
Logo, quando alguém é imergido na água, o simbolismo aqui é sobre a morte da “velha vida” e, ao se levantar da água, o simbolismo é o reconhecimento que esta pessoa ressuscitou com Jesus para a “nova vida”.
“Ou, porventura, ignorais que todos os que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos para a glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida” Romanos 6:3-4
Saiba mais: