Ser santo é ser dedicado a Deus. Quem aceita Jesus como senhor e salvador é santo, porque se dedicou a Deus e o Espírito Santo mora dentro dele. Deus é santo porque é perfeito, sem pecado.
Santidade é pureza perfeita. Deus é puro. Deus não pode ser contaminado pelo pecado. Ele é perfeitamente bom e justo. Deus é o exemplo perfeito de santidade.
Quem é santo?
Todos os salvos são santos, porque Deus os separou do poder do pecado. Agora pertencemos a Deus; nossos pecados foram apagados. Ser santo é ser puro diante de Deus e nós somos purificados pelo sacrifício de Jesus na cruz (1 Coríntios 6:11). Nós somos santos porque Jesus é santo.
Ser santo não significa ser perfeito. Quem é salvo ainda peca mas já não é dominado pelo pecado (1 João 1:8-9). Deus trabalha progressivamente em sua vida para a santificação.
Leia também: o que é a santificação?
Quem é salvo procura viver de maneira santa, agradável a Deus (1 Pedro 1:15-16). Isso implica:
- Louvar a Deus – nossas vidas são dedicadas a Deus. Podemos louvar a Deus em tudo que fazemos. Ser santo é desenvolver intimidade com Deus.
- Evitar o pecado – é impossível evitar todo o pecado mas podemos vencer muitos pecados, com a ajuda do Espírito Santo. Estamos livres, o pecado já não tem de nos dominar. Se o pecado não agrada a Deus, também não nos deve agradar.
- Fazer o bem – ter uma atitude de vida santa vai além de só evitar o mal. A Bíblia nos ensina como viver de maneira exemplar; nosso trabalho é aprender essa vida (Efésios 4:22-24).
Quando entendemos que somos santos, nossa atitude muda. Não precisamos viver mais na culpa e no medo do pecado, porque Jesus nos purificou! Agora podemos fazer o que é certo e agradar a Deus.